Tempo
|
A+ / A-

Operação da GNR. Dia de Natal sem mortos, mas mais acidentes

26 dez, 2018 - 06:56 • Redação

Em cinco dias foram registadas 14 vítimas mortais. Há quatro anos que não se assinalava um valor tão elevado.

A+ / A-

No dia de Natal não se registaram vítimas mortais nas estradas, mas houve mais acidentes (129), que fizeram dois feridos graves e 41 ligeiros. Estes números provisórios foram avançados à Renascença pelo Major Emanuel Carapinha, da GNR.

Os dois feridos graves foram registados em acidentes ocorridos nos distritos de Braga e Porto.

A GNR tem em curso desde sexta-feira e até hoje a Operação "Natal Tranquilo", que prevê o reforço do patrulhamento e da fiscalização nas vias com maior tráfego nesta altura do ano no país.

A operação registou até ao momento 14 mortes - o dobro das vítimas totais do ano passado. É preciso recuar a 2014 para encontrar o mesmo número de vítimas mortais nesta época do ano.

A operação conta com a participação de mais de 1.400 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais.

O objetivo é, segundo a GNR, prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, no sentido de lhes proporcionar uma deslocação em segurança.

Nesta operação, a GNR está mais atenta a manobras perigosas, à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, à utilização indevida do telemóvel e ao excesso de velocidade, nas zonas sob sua jurisdição.

A corporação vai também estar atenta à não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorreta ou a não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+