Tempo
|
A+ / A-

Aministia Internacional

Direitos humanos. O que está a falhar em Portugal?

10 dez, 2018 - 06:50

Este ano comemoram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Susana Silva, coordenadora de investigação da delegação portuguesa da Amnistia Internacional, esteve na Manhã da Renascença a falar do mais recente relatório.

A+ / A-

O mais recente relatório da Amnistia Internacional sobre direitos humanos indica que em Portugal "ainda persistem" desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis.

O documento divulgado esta segunda-feira, refere ainda que, "decorridas décadas de compromissos internacionais em matéria de direitos humanos e de significativos progressos registados em Portugal", também persistiam problemas na integração de requerentes e beneficiários de proteção internacional.

O relatório destaca que foram ainda reportados por órgãos internacionais de monitorização de direitos humanos situações de maus-tratos por parte das forças de segurança, problemas nos estabelecimentos prisionais.

Este ano comemoram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e em Portugal é o ano em que se assinalam quatro décadas da entrada em vigor dos dois pactos internacionais - o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais -, que, com a declaração histórica, constituem o âmago do direito internacional dos direitos humanos das Nações Unidas, bem como os 40 anos da adesão à Convenção Europeia de Direitos Humanos do Conselho da Europa.

Mulheres mais afetadas pela violência

A AI refere que, à semelhança do ocorrido pelo mundo, 2018 foi também o ano em que em Portugal a luta pela igualdade foi marcada pela defesa dos direitos das mulheres.

O documento acrescenta que em Portugal as mulheres continuam a ser as mais afetadas pela violência de género, segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna publicado em março passado.

O Relatório Preliminar do Observatório de Mulheres Assassinadas indica que o número de mulheres que foram assassinadas em contextos de intimidade ou relações familiares próximas foi este ano já superior ao registado em todo o 2017.

No contexto da luta contra a violência de género, a AI regista ainda dados da Direção-Geral de Políticas da Justiça, que revelam que o número de condenações por violência doméstica é residual quando comparado com os números de participações registadas pelas forças de segurança.

De modo análogo ao ocorrido em outros países, uma luta eficaz pela erradicação da violência contra as mulheres e pela igualdade e não-discriminação de género também se exigiu nas ruas de várias cidades de Portugal, sobretudo o combate à violência sexual de género após divulgação de um acórdão do Tribunal da Relação do Porto que, recorrendo a uma fundamentação da qual emergem evidentes estereótipos de género, condenou os dois arguidos, homens, pela prática de um crime de abuso sexual de uma mulher quando inconsciente.

O problema da habitação

O relatório aponta que no último ano persistiram problemas de inadequação das condições habitacionais no país, que afetam particularmente pessoas afrodescendentes e comunidades ciganas.

"Foram recomendadas mudanças por parte da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI, na sigla em inglês), no relatório sobre Portugal no contexto do quinto ciclo de controlo, relativamente aos desalojamentos forçados e anunciado pelo Governo o compromisso de garantir o acesso de todos a uma habitação adequada", acrescenta.

A AI salienta que continuaram a ser relatados longos atrasos nos procedimentos legais de apreciação dos pedidos de proteção internacional, que causaram entraves à integração, tendo sido recentemente denunciados problemas por parte de algumas das entidades de acolhimento no programa de recolocação.

O papel das polícias

Este ano foram motivo de particular preocupação os relatórios divulgados por órgãos internacionais de monitorização, o Comité Europeu para a Prevenção da Tortura e das Penas ou Tratamentos Desumanos ou Degradantes (CPT) e a ECRI, sobre maus-tratos e uso excessivo da força, condições das prisões, racismo e discriminação, também por parte das forças e serviços de segurança.

A existência de um órgão independente externo ao Ministério da Administração Interna há muito que é defendida pela Amnistia Internacional e foi igualmente recomendada por órgãos internacionais de monitorização, incluindo o CPT.

No seu relatório de 2018 sobre Portugal, o CPT recomendou também ações relacionadas, entre outras, com as alegações de maus-tratos de reclusos por guardas prisionais e violência entre reclusos, sobrelotação, condições das celas, reforço do pessoal existente e formação e cuidados de saúde nas prisões.

A AI adianta que em 2019 não pode deixar de encorajar mudanças efetivas e o alinhamento com as obrigações internacionais de direitos humanos, pelo respeito, proteção e cumprimento dos direitos de todos.

O próximo ano será o da entrada em vigor da nova lei para promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Américo M. Lourenço
    25 mar, 2024 Massamá - Queluz 2745 - 805 13:47
    Uma conhecida Imobiliária, vende-me um espaço/loja, em 2008 sem Licença de Utilização, mas o problema não se fica por aqui, é mais grave. Acontece que a mesma imobiliária, começou por "comprar" o meu advogado, a Notária, o INCI, o IRN, o CSM, a OA, O MP, o STJ, o Provedor da justiça, a Juíza que conduzia o processo, a Assembleia da República, o Presidente da República. Apesar de não faltarem motivos para recorrer da absurda/ anedótica sentença, já foram nomeados pela respetiva OA, 25 advogados, que pediram escusa do processo. A corrupta OA não se pronuncia sobre o facto das sucessivas escusas da parte dos 25 advogados. Esta, tem sido mais uma estratégia de não me deixar chegar à última instância do país, a partir da qual, poderia recorrer ao Tribunal Europeu. Quando uma Assembleia da República ignora a violação dos Direitos Humanos, está tudo dito, uma simples Imobiliária dita a justiça no nosso pobre país. Será que V. Exas. terão alguma hipótese de sugerir uma saída para a grave e vergonhosa situação, ou terei mesmo que recorrer a métodos mais radicais de denúncia, que poderão por em causa a minha integridade física, por vingança. Esperando merecer a V. melhor atenção, subscrevo-me com consideração e estima.
  • Filipe
    10 dez, 2018 évora 15:43
    O que falha é existirem sem controlo e em roda livre em Portugal entidades sejam policiais ou da justiça que se tutelam a elas próprias , sem fiscalização adequada , muito pior do existia no tempo de Salazar onde só a PIDE/DGS existia , mas hoje existem muitas PIDES em Portugal e de fazer inveja aos inspetores desse tempo . Até apareceu recentemente um poder autónomo , a Comunicação Social que invade os Direitos Humanos colocando na fogueira quem lhes apetece regar com gasolina aditivada .
  • litos
    10 dez, 2018 lisboa 11:12
    70 anos estão démodé hoje os interesses e realidades holísticas dos diferentes países são diferentes e os que contam estão-se marinbando para os ditos.As orientações velhas da ONU estão desfasadas com a atual realidade novos PLAYERS e interesses.Com as novas politicas çç
  • gui
    10 dez, 2018 lisboa 10:56
    Os direitos humanos estão feridos de morte e já nem sequer são abordados pelas grandes potencias que não apoiam a sua defesa,EUA,RUSSIA,CHINA etc e muits nem sequer se sujeitaam ao TPI ou outro qualquer tribunal.EUA inclusive saiu do comité.porque europa não faz embargo comercial total aos EUA?????Tudo hipocrisias insustentáveis como ainda reinasse outras senhoras.

Destaques V+