Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato diz que partilha de fotos dos detidos foi ato de "alguma inocência"

20 out, 2018 - 11:08

Sindicato Unificado da Polícia apoia a decisão do ministro da Administração Interna em abrir um inquérito ao caso da fuga e detenção de três indivíduos no Porto.

A+ / A-

O importante é determinar quem tirou as fotos, diz o Sindicato Unificado da Polícia que também partilhou, na sexta-feira, as fotografias da detenção dos três homens que tinham fugido do tribunal do Porto.

Em declarações à Renascença, Peixoto Rodrigues, daquele sindicato, admite que não devia ter divulgado as fotos e fala em ingenuidade.

“Sim, partilhámos [as fotos], porque eram públicas. Não me pareceu correto nem incorreto, mas já apagámos as fotografias, tendo em conta a polémica que isso levantou”, afirma.

“Eventualmente houve, da nossa parte, alguma inocência em fazê-lo, porque elas já corriam pelo Facebook quando as decidimos partilhar”, acrescenta, defendendo que “o que está aqui em causa é saber quem é que, de facto, tirou as fotografias, não quem as partilhou”.

O presidente do Sindicato Unificado da Polícia elogia, por isso, a decisão do Ministério da Administração Interna em abrir inquéritos ao que se passou, seja quando os três suspeitos fugiram seja quando foram detidos e as fotografias do ato partilhadas nas redes sociais.

“É uma boa decisão. Não se sabe se foram os policiais que fotografaram os detidos, tendo em conta que a detenção foi feita num local público, que é um parque de campismo, se foram terceiras pessoas que o fizeram. Acho que o inquérito deve averiguar em que circunstâncias de facto foram fotografados, para que não restem dúvidas”, afirma.

Os suspeitos foram encontrados quase 24 horas depois da fuga, no parque de campismo de Gondomar e com 40 mil euros na sua posse, alegadamente para conseguirem sair do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jaime
    20 out, 2018 Jordão 15:09
    Isto é indigno de um país democrático! FASCISTAS! ANIMAIS! GATUUUUUUUUNOS!! Há direito de tratar assim as pessoas como se fossem criminosas???!
  • Filipe
    20 out, 2018 évora 13:47
    Falta de decência da PSP , os brutos que quando não sabem o que fazer jogam ao jogo do Hitler . Eles podem ser suspeitos do que seja , mas a justiça serve para os julgar e as fotos que os jornais mostram hoje dia 20 Outubro nas capas , se fossem a preto e branco , podiam ser confundidas com judeus nos campos de concentração Nazi . As forças de segurança em Portugal cada vez merecem ser julgadas no Tribunal penal Internacional , uma vergonha comandados por gaiatos que tiram cursos de oficiais banhados e regados a vinho e drogas . Experiência de vida e civismo , é zero .
  • Cidadao
    20 out, 2018 Lisboa 13:00
    Não vejo qualquer problema, até pode ser disuasor para alguns que julguem que isto é um completo país de bananóides e podem fazer o que querem que estão a salvo. Sabe-se lá se esta foto de criminosos capturados, não vai por alguns candidatos a marginais, a pensar melhor. Se fossem apenas suspeitos, era uma coisa, agora culpadérrimos que só não levaram a sentença porque se puseram ao fresco, nas barbas da Justiça ...

Destaques V+