Tempo
|
A+ / A-

Duarte Lima vê sentença adiada até janeiro

01 out, 2018 - 10:50

Ex-líder da bancada do PSD estava acusado de se ter apropriado indevidamente de mais de cinco milhões de euros de Rosalina Ribeiro, assassinada no Brasil.

A+ / A-

Foi adiada por quatro meses a sentença do antigo deputado social-democrata Duarte Lima.

Foi adiada por quatro meses a sentença do antigo deputado social-democrata Duarte Lima relativa ao processo de abuso de confiança, por se apropriar indevidamente de cinco milhões de euros que pertenceriam a Rosalina Ribeiro.

A leitura do acórdão ficou marcada para 28 de janeiro de 2019. Isto, porque Duarte Lima não prestou declarações durante o julgamento e a última sessão acabou por se ausentar, por questões de saúde. Não houve, pois, oportunidade de perguntar ao réu se queria permanecer em silêncio.

A juíza Flávia Macedo, presidente do coletivo, decidiu por isso adiar a leitura do acórdão, que deveria ter ocorrido esta segunda-feira (e a cuja sessão Duarte Lima compareceu).

O antigo deputado é acusado de se ter apropriado indevidamente um montante elevado pertencente a Rosalina Ribeiro, a secretária do milionário Lúcio Feteira assassinada no Brasil em 7 de dezembro de 2009 – crime de que Duarte Lima está também acusado pela justiça brasileira.

Em janeiro deste ano, o advogado e ex-deputado Duarte Lima perdeu mais um recurso no Tribunal Constitucional, que considerou que o arguido, condenado a seis anos de cadeia, não tem razão nos pedidos de três nulidades.

Duarte Lima foi condenado em primeira instância, em novembro de 2014, numa pena única de dez anos de prisão, pela coautoria material de um crime de burla qualificada e outro de branqueamento de capitais, no processo "homeland"/BPN.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    01 out, 2018 aveiro 16:02
    É uma fartadela , de VIP's com processos em tribunais a apanhar pó . Certo é que nenhum sofre a sentença de Prisão efectiva a data presente . Comparativamente ao Cidadão comum , que é condenado por actos, que em comparação são muito menos relevantes , sujeito a execuções fiscais e penas de prisão efectivas ! ... já não sei em que País vivo com tanta podridão !
  • lv
    01 out, 2018 lx 14:44
    E já com o perdão das dividas, não fosse ele discipulo da seita cavaca!
  • Ricardo
    01 out, 2018 Lisboa 12:28
    Mais um grande "democrata " do Cavaquismo este o saudoso Dr. Borges , o Oliveira e Costa , o Major Valentim , o Isaltino e mais uns quantos formaram a máfia do Cavaquismo .

Destaques V+