Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Joaquim Piçarra é o novo presidente do Supremo

18 set, 2018 - 16:34

Natural de Idanha-a-Nova, o presidente eleito do Supremo é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e tem uma carreira feita nos tribunais nacionais.

A+ / A-

António Joaquim Piçarra foi eleito esta terça-feira para o cargo de presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

O juiz, de 67 anos, vai suceder a António Henriques Gaspar e, por inerência, será também o novo presidente do Conselho Superior da Magistratura.

A cerimónia de posse do novo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça está já marcada para o dia 4 de outubro, no Salão Nobre do Supremo Tribunal de Justiça.

António Joaquim Piçarra foi eleito à primeira volta, com o voto de 34 dos 62 juízes conselheiros.

O segundo candidato mais votado foi Santos Cabral, com16 votos, seguido de Manuel Pinto Hespanhol, com 10. Houve, ainda, 2 votos brancos

António Joaquim Piçarra vai cumprir um mandato único, com duração de cinco anos.

Natural de Idanha-a-Nova, o presidente eleito do Supremo é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e tem uma carreira feita nos tribunais nacionais, nas comarcas de Oliveira de Frades, Condeixa-a-Nova, Évora, Leiria e Coimbra.

Mais tarde foi nomeado juiz conselheiro, foi eleito para vice-presidente e chegou a presidente da Relação de Coimbra, entre janeiro de 2006 e novembro de 2011, altura em que ascendeu ao Supremo Tribunal de Justiça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+