Tempo
|
A+ / A-

Cuidados paliativos. Apenas 14 novas camas em dois anos

29 mai, 2018 - 07:22

Dados do Ministério da Saúde revelam ainda que as equipas de suporte a paliativos aumentaram mais de 50% nos últimos dois anos.

A+ / A-

Apenas catorze camas de internamento em cuidados paliativos foram criadas desde 2016, mas as equipas de suporte a paliativos aumentaram entre 55 e 65 por cento nos últimos dois anos. Números do Ministério da Saúde a que a agência Lusa teve acesso, mostram que há atualmente 376 camas de internamento em cuidados paliativos na rede pública.

As 14 novas camas surgiram na unidade de cuidados paliativos do Baixo Vouga, criada no ano passado. No próximo mês, devem surgir outras 11 camas numa unidade do Centro Hospitalar de São João, no Porto. Segundo o Ministério da Saúde, está ainda em fase de "estudos de implementação" a criação de uma outra unidade, com 12 camas no Centro Hospitalar de Leiria.

Quantos às equipas de suporte, o aumento foi mais significativo. Há atualmente 43 equipas intra-hospitalares, sendo que 17 foram criadas entre 2016 e 2018. Trata-se de um aumento de 65 por cento no número dessas equipas em relação a 2015, indica o Ministério da Saúde.

Com o início efetivo de atividade da equipa do Hospital da Figueira da Foz, que o Ministério prevê para o segundo semestre deste ano, todas as instituições hospitalares do SNS passarão a ter uma equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos.

Quanto às equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos, são atualmente 20, sete delas criadas entre 2016 e 2018. Neste caso, é um aumento de 54 por cento no número de equipas em relação a 2015.

Segundo o Ministério da Saúde, existe pela primeira vez uma cobertura de cuidados paliativos em todo o país, ao contrário do que acontecia em 2016. Contudo, o próprio Ministério admite que nalguns distritos a cobertura é ainda incipiente para as necessidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+