Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Operação Fizz

Costa feliz por ter desaparecido o "irritante" nas relações com Angola

10 mai, 2018 - 18:45

Primeiro-ministro reage à decisão do Tribunal da Relação de enviar para Angola o processo do ex-vice-presidente Manuel Vicente.

A+ / A-

O primeiro-ministro mostra-se ficou feliz com a decisão judicial de transferir para Angola o processo que envolve o ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente, considerando que desapareceu o único fator "irritante" nas relações luso-angolanas.

Numa declaração à agência Lusa, António Costa disse que a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, no âmbito do processo Operação Fizz, "é a demonstração de que vale a pena confiar no regular funcionamento das instituições judiciais para assegurar a boa aplicação da lei".

"Fico feliz que o único 'irritante' que existia nas relações entre Portugal e Angola desapareça", acrescentou à agência Lusa o primeiro-ministro.

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu hoje que o processo do ex-vice-presidente angolano, Manuel Vicente, arguido na Operação Fizz, deve ser enviado para Angola.

A expressão "irritante" já tinha sido usada por António Costa e, depois, foi repetida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a propósito das relações com Angola.

Hoje, também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorreu a esta expressão para comentar a transferência para a justiça angolana do processo que envolve o ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente, arguido na Operação Fizz.

Questionado em Florença, Itália, sobre a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa ressalvou que no momento em que falava ainda não dispunha dessa informação, mas observou que, "se for esse o caso, desaparece o 'irritante', como aliás chamou o senhor ministro dos Negócios Estrangeiros, que é aquele pequeno ponto que existia, embora menor, mas existia, a ser invocado periodicamente nas relações entre Portugal e Angola".

A decisão do Tribunal da Relação de Lisboa foi comunicada à agência Lusa pelos advogados de Manuel Vicente, que se mostraram satisfeitos com o facto de o juiz desembargador Cláudio Ximenes dar razão ao recurso da defesa do ex-vice-presidente de Angola, também ex-presidente da Sonangol.

Segundo a sua equipa de advogados, liderada por Rui Patrício, a decisão de enviar para Angola o processo de Manuel Vicente, que em Portugal foi acusado de corrupção ativa e branqueamento de capitais, "pode contribuir para afastar qualquer possível clima ou ideia de desconfiança ou desconsideração entre sistemas jurídicos de Estados soberanos e cooperantes".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MASQUEGRACINHA
    10 mai, 2018 TERRADOMEIO 19:12
    Talvez quando chegar a altura das eleições lhe passe o excesso de felicidade e volte a irritação... Triste gente esta, que nunca aprende. O povo nem lhes merece que finjam atitude de estado - não num caso destes, claro, que se não extravasassem ainda rebentavam de alegria. Os fingimentos deixam-nos para outros assuntos. O MP português a morder o pó da sua insignificância face a tão "altos interesses" que ninguém os percebe muito bem, devem ser os que já vão sendo habituais. E o primeiro-ministro, mailo presidente, sem conseguirem esconder a satisfação. Deve ser por a justiça ter funcionado... se não vai pela porta da frente, pela de serviço. É, garantidamente, a única conclusão a que podemos chegar de tão bizarra alegria... ou será que também devemos metade do PIB a Angola?

Destaques V+