Tempo
|
A+ / A-

Há menos 35% das verbas para o tratamento do VIH/Sida

13 abr, 2018 - 12:09

A redução põe em causa intervenção médica e pode "manter Portugal longe das metas europeias".

A+ / A-

A presidente da fundação "A comunidade contra a Sida", Filomena Frazão de Aguiar, denuncia uma redução de 35% das verbas para o tratamento das pessoas infectadas com o vírus VIH/Sida. Esta mudança "põe em causa o tratamento das pessoas infectadas", numa doença "que não tem visto inovação no tratamento".

Contactada pela Renascença, a presidente da fundação explica que a diminuição do financiamento registada pode por em causa "a liberdade de prescrição do médico e a efectividade do tratamento, em todos os hospitais", colocando em causa a vida dos doentes já que os "hospitais podem procurar não tratar novos doentes e estes podem não ser tratados com os medicamentos que garantem uma melhor qualidade de vida.

A mudança no sistema de pagamento aos hospitais do SNS para doenças como sida e hepatites que estabelece um valor fixo máximo de tratamento por doente. algo que, de acordo com a fundação "pode manter Portugal longe das metas europeias".

"A prevenção da doença, nos últimos anos, tem sido esquecida", acrescenta Filomena Frazão de Aguiar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+