Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto e Vila Nova de Gaia anunciam nova ponte sobre o Douro

12 abr, 2018 - 11:18

Vai designar-se "Ponte D. António Francisco dos Santos", em homenagem ao bispo do Porto, falecido em setembro, ligando as zonas de Campanhã e Oliveira do Douro."

A+ / A-
Porto e Vila Nova de Gaia anunciam nova ponte sobre o Douro
Porto e Vila Nova de Gaia anunciam nova ponte sobre o Douro

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram, esta quinta-feira, a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, um projeto inteiramente financiado pelas duas autarquias.

A travessia, a designar Ponte D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao bispo do Porto, falecido em setembro do ano passado, vai unir os dois concelhos entre Oliveira do Douro, em Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto.

"Simbolicamente é uma ideia muito feliz. Foi um homem que ajudou a fazer pontes, muitas vezes entre os mais desfavorecidos e aqueles que os poderiam ajudar. É o reconhecimento do seu trabalho e uma forma de perpetuar o seu nome e a sua memória", defende António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto - instituição que, em conjunto com a Associação Comercial e a Irmandade dos Clérigos, instituiu o prémio D. António Francisco dos Santos.

O anúncio foi feito pelos presidentes das câmaras do Porto, Rui Moreira, e de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, no Laboratório Edgar Cardoso, equipamento próximo da ponte São João, que une os dois concelhos via ferroviária.

"Porto e Gaia têm entre si das pontes mais bonitas do mundo. Acreditamos que esta ponte será também muito bonita", defendeu Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, na apresentação do projeto.

Representa este sentido de integração, de um problemas que nós temos, um problema territorial e social em territórios que estão nas duas margens e que podemos resolver melhor se os ligarmos.

A ligação partirá da zona do Areinho, em Oliveira do Douro, até à Avenida Gustavo Eiffel, na marginal do Porto, e terá cerca de 250 metros de comprimento, à cota baixa da cidade.

Destinada ao trânsito automóvel, a contemplará ainda a travessia de peões e bicicletas e permitirá novas ligações de transportes públicos.

A ponte custará 12 milhões de euros aos cofres das duas autarquias e estará concluída em em 2022.

Construção em cota baixa é "boa opção"

Para Álvaro Domingues, a construção à cota baixa pode revelar-se uma boa opção já que cria um potencial para a criação de "um circuito".

"As pessoas comentam muito que quando se faz a travessia da zona das caves para a ribeira, só existe uma possibilidade de atravessar o rio, que é pelo tabuleiro da ponte D. Luís. A cota baixa é neste momento a mais pressionada, já que as duas cidades estão em margens abruptas, com densidades muito elevadas e ruas muito estreitas. A isto soma-se o facto de grande parte da pressão turística estar muito encostada à beira rio", acrescenta o especialista em mobilidade, em declarações à Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Judite Gonçalves
    12 abr, 2018 Barreiro 15:36
    Aqui está um bom exemplo que devia ser seguido por outros concelhos do país, unirem esforços para estarem mais perto uns dos outros. De louvar o nome escolhido. Acho que D. António Francisco dos Santos merecia uma homenagem assim. Ainda bem que os caminhos da vida e da Igreja o levaram até ao Porto. Se tivesse ficado apenas por Lamego, teria ficado apenas nas nossas memórias. Só os que tivemos oportunidade de o conhecer e de o ouvir falar saberíamos do seu afeto pelas pessoas, da sua dedicação, da sua amabilidade, do seu talento natural para transmitir a Mensagem Divina. Quando nós fossemos embora daqui, talvez mais ninguém ouvisse falar deste Homem de Deus. Um Ser Humano como D. António Francisco dos Santos não podia ficar encerrado na cidade de Lamego, por isso o vimos ser Bispo de Aveiro e depois por pouco tempo, tão pouco que deixa saudades Bispo do Porto. Não dissemos Adeus a D. António, ele ficou no nosso coração e agora Porto e Gaia serão unidos por uma Ponte com o seu nome. Parabéns aos presidentes destas duas autarquias. Obrigada pelo vosso espírito de união e por esta tão bela homenagem!

Destaques V+