Tempo
|
A+ / A-

Farmácias vão ter testes do VIH e da Hepatite B e C

12 mar, 2018 - 07:16

Quem quiser poderá picar o dedo, recolher três gotas de sangue e fazer o teste. Os resultados positivos têm de ser confirmados.

A+ / A-

Vai ser possível fazer o teste do VIH e da Hepatite B e C na farmácia, não sendo preciso receita médica.

Segundo o jornal “Público”, o despacho do Ministério da Saúde é publicado esta segunda-feira. O Infarmed tem agora 30 dias para publicar as normas.

Os testes ao VIH e hepatites nas farmácias devem salvaguardar a confidencialidade e privacidade, define o despacho, sem detalhar de que forma isso deve ser feito.

O rastreio das infeções nas farmácias comunitárias e nos laboratórios de patologia clínica ou análises pode ser feito sem que tenha existido previamente prescrição médica. Para definir as normas técnicas e organizacionais que permitam passar à prática a realização destes testes nas farmácias, devem ainda ser ouvidos vários organismos, como a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Farmacêuticos, as associações de farmácias ou os representantes dos laboratórios e analistas clínicos.

Quem quiser poderá picar o dedo, recolher três gotas de sangue e fazer o teste. Mas os resultados positivos têm de ser depois confirmados em laboratório.

O Governo justifica a decisão com a defesa do interesse público e lembra que a taxa de diagnóstico tardio de VIH/Sida, em Portugal é das mais elevadas.

Ainda não se conhece o preço, mas em Espanha são cobrados entre 25 a 30 euros.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    12 mar, 2018 aveiro 18:11
    Objectivo "puramente comercial" , compete ao utente e seu Médico de pedir e efectuar esse tipo de testes . As farmácias tem uma função própria e não devem de ser laboratórios, ao risco de não seguimento do utente eventualmente infectado .
  • Nuno Marques
    12 mar, 2018 Ronfe Guimaráes 08:43
    É UMA BOA COISA PARA A SAÚDE PARA SABER SE ESTA TODO BEM UM OBRIGADO???
  • Mário Neves
    12 mar, 2018 Alverca 07:46
    Já não bastava o "segredo de justiça" ter sido ferido de morte (alegadamente) por alguns agentes da justiça (E-toupeira e muitos outros casos) agora vai ser (alegadamente) o farmacêutico do bairro a divulgar quem tem ou não doenças infecto contagiosas e assim se vão vão arruinando pessoas, clubes, empresas e todos que tenham o azar de lhes ser apontado algo.

Destaques V+