Tempo
|
A+ / A-

Motociclistas protestam contra “farsa das inspeções às motos"

18 fev, 2018 - 16:29

Só em Lisboa estão cerca de três mil motociclistas.

A+ / A-

Milhares de motociclistas iniciaram este domingo concentrações em várias cidades do país, em protesto contra "a farsa das inspeções às motos" e "manipulação da sinistralidade" rodoviária.

Segundo António João, do Grupo de Ação Motociclista (GAM), que organiza a concentração, afluíram ao Rossio, no centro de Lisboa, cerca de três mil motociclistas.

Os motociclistas têm programado um desfile em Lisboa, que terminará na Assembleia da República, onde vão entregar um manifesto.

Além de Lisboa, o protesto reúne centenas de motociclistas no Porto e em Faro, estando ainda previstas concentrações em Coimbra, no Funchal e em Ponta Delgada.

Mais de mil motociclistas iniciaram, pelas 16h00, na avenida dos Aliados, no Porto, um desfile de 10 a 12 quilómetros, numa coluna de "cerca de 150 metros" que deve demorar "duas horas" a concluir o percurso, segundo a PSP.

Este "passeio" vai ser acompanhado por cerca de 25 elementos da polícia, indicou, em declarações à Lusa, António Antunes, subcomissário da Divisão de Trânsito da PSP do Porto.

O desfile vai passar pelas ruas das Carmelitas, Sá da Bandeira, Gonçalo Cristóvão, Praça da República, rua e rotunda da Boavista, rua Júlio Dinis, Palácio de Cristal, Hospital de Santo António e Clérigos, até à avenida dos Aliados, ponto de partida da iniciativa onde, pelas 15h30, estavam concentradas "mais de mil motos e cerca de 1.500 pessoas", segundo António Antunes.

Também em Faro centenas de motociclistas iniciaram hoje à tarde o protesto organizado pelo GAM.

Neste protesto, os motociclistas contestam "a manipulação dos indicadores de sinistralidade e do respetivo número de vítimas, em prol de 'lobbies' económicos" e a proposta de obrigatoriedade das inspeções às motos, "que não vão alterar os índices de sinistralidade", segundo um comunicado dos promotores.

Em janeiro, o ministro da Administração Interna anunciou que as inspeções periódicas a motociclos vão avançar no primeiro semestre de 2018, justificando esta medida com o aumento do número de acidentes mortais com motociclos em 2017.

Fonte do Ministério da Administração Interna disse à Lusa que o secretário de Estado da Proteção Civil, José Tavares Neves, vai receber, na terça-feira, a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) e a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), após terem pedido uma audiência ao ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lobies economicos?
    19 fev, 2018 lis 09:16
    E dos lobies corporativos e de pseudo elites? Não falam? Quando is motares pretendem ser diferentes dos outros que se regem pelo mesmo código da estrada, isto é o quê? Talvez nas motos serem instaladas matriculas traseiras com maior dimensão e consequente visibilidade, não fosse uma má medida!...
  • ó xico
    19 fev, 2018 lis 08:51
    Esse argumento é estafado! Para além das inspeções até deveriam haver regras mais rigorosas para quem coloca em causa a segurança rodoviária como é o caso de um grande número de motares! As velocidades que praticam associadas a atitudes que contrariam o codigo da estrada a que também estão obrigados a cumprir, são factos que não são para desprezar!
  • esta elite
    19 fev, 2018 lx 08:42
    Quer ser diferente dos outros. Para eles até necessitavam de um codigo da estrada especual para asneirarem à vontade. Muitos colocam inconscientemente a vida deles em perigo e a dos outros. Não respeitam filas de transito, ultrapassam pela esquerda e pela direita conforme lhes dá mais jeito! Basta colocarem os piscas para pensarem que estão a cumprir o codigo! Claro que há excepções e quem seja cumpridor, mas infelizmente não são a generalidade mas a excepção! A falacia do negocio para não quererem ser iguais aos outros, não passa disso mesmo, uma falácia!...
  • António dos Santos
    18 fev, 2018 Coimbra 20:35
    Estes gajos que justifiquem, porque não devem as motas. serem sujeitas a inspecção. Os motares são os maiores violadores do Código da Estrada (velocidade, ruído e etc..). São os que provocam mais acidentes e mortes, em relação, ao binómio: motos/viaturas auto. As autoridades têm que procurar, urgentemente, medidas para controlar estes violadores do Código de Estrada, que não respeitam os restantes automobilistas.
  • xico
    18 fev, 2018 lixa 18:20
    sempre se saca mais uns milhares de euros!.......................

Destaques V+