Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fisco cobra multas nos transportes: 4 meses renderam 26 mil euros

09 fev, 2018 - 08:05

Em quatro anos, acumularam-se 60 milhões de euros em multas por cobrar.

A+ / A-

Finanças com papel mais activo na cobrança de multas dos transportes públicos? A medida está prevista desde 2014, mas tem tido pouco impacto. No entanto, nos últimos meses foi alterado o regime sancionatório e, em quatro meses, já foram recuperados 26 mil euros.

A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do “Jornal de Notícias” (JN).

As alterações feitas em setembro reforçaram o papel do Fisco na cobrança coerciva destas multas, que, no limite, pode levar à penhora de bens.

De acordo com o jornal, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes vai centralizar a informação mensal sobre todos os autos de notícia emitidos pelas transportadoras e as coimas que não forem regularizadas diretamente junto das empresas serão enviadas para a Autoridade Tributária.

Os transgressores que ignorem a possibilidade de pagamento voluntário às transportadoras, receberão uma conta maior em casa. À coima, somar-se-ão as custas administrativas e os juros de mora.

O Governo deu seis meses às operadoras para notificar os infratores, informando-os de que podem pagas multas anteriores a 13 de setembro com desconto de 75%.

Em quatro anos nenhuma multa foi cobrada, tendo ficado por receber, no total, 60 milhões de euros.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+