Tempo
|
A+ / A-

Há quem espere mais de mil dias por uma consulta

02 fev, 2018 - 12:41

É o que diz um levantamento feito pelo PSD em hospitais de todo o país. Partido faz 34 perguntas ao Governo sobre o tempo de espera em consultas.

A+ / A-

O PSD fez um levantamento por todos os hospitais do país e concluiu que o tempo de espera por consultas "está a derrapar", tendo dirigido um conjunto de 34 perguntas ao Ministério da Saúde sobre o tema.

"Fizemos um levantamento dos hospitais todos do país relativamente aos tempos de resposta garantida para as consultas e confirmámos aquilo que era uma suspeita que já existia, através de denúncias feitas por profissionais de saúde e pelas ordens: está a derrapar o tempo médio de atendimento e de marcação de consultas", afirmou o vice-presidente da bancada do PSD Miguel Santos, em declarações à agência Lusa.

Em 34 perguntas entregues entre quinta-feira e hoje no parlamento, e que detalham por cada Centro Hospitalar os tempos de espera por consultas nas várias especialidades, o PSD aponta que a derrapagem é "transversal nos hospitais todos", concluindo que "não é um problema localizado, é um problema sistémico".

"É um problema estrutural relacionado com a falta de resposta e que se relaciona com a política que o Governo vem implementando nos sistemas de saúde, com falta de capacidade dos hospitais por falta de recursos, quer financeiros quer humanos, que não são proporcionados pelo Governo", acusou.

O deputado sublinhou que "há pessoas que chegam a estar mais de mil dias à espera de uma consulta", e apontou ainda um "tratamento diferenciado" dos hospitais por parte do Governo, com alguns a terem autorização para contratar profissionais e outros não.

"Leva-nos a concluir que há uma resposta singular e que conforme os problemas vão surgindo procura-se colmatá-los, mas não existe estratégia e planeamento", lamentou.

Miguel Santos questiona ainda os números de contratação de "milhares de recursos humanos" que têm sido avançados pelo Governo.

"Esses números não correspondem efetivamente à realidade: não representam os profissionais que saem, só os que entram e que entram muitas vezes com situações precárias, voltando a sair e entrando noutro local, acumulando-se assim números de contratações que depois não correspondem à realidade", apontou.

As 34 perguntas entregues pelo PSD no parlamento têm todas por destinatário o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e salientam que entre 2010 e 2015 houve uma melhoria na redução do número de consultas médicas realizadas fora dos Tempos Máximos de Resposta Garantida (TMRG), que desceram de 31% para 26% nesses cinco anos.

"Contudo, o atual Governo voltou a subir a percentagem de consultas realizadas fora do TMRG para 28%, como logo sucedeu em 2016, um aumento de 2 pontos percentuais, que compromete os resultados positivos que estavam a ser alcançados pelos anteriores executivos", apontam os sociais-democratas, considerando que esse tempo aumentou ainda mais em 2017.

Depois, em relação a cada Centro Hospitalar o PSD aponta os casos mais graves de espera nas consultas médicas por especialidade e exige ao Governo a adoção de medidas para inverter o que classifica de "crescente degradação das condições de acesso dos doentes aos cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O PSD questiona, para cada Centro Hospitalar, que medidas concretas vai o Governo tomar para reduzir o número de consultas hospitalares realizadas fora dos Tempos Máximos de Resposta Garantida, em que data ou datas pretende o Governo tomar essas medidas e quais são os objetivos quantificados pelo Governo para reduzir o número de consultas hospitalares realizadas fora dos TMRG e com que prazos.

Por exemplo, na pergunta em relação ao Centro Hospitalar do Algarve, o PSD aponta 856 dias de espera para uma consulta da especialidade de Urologia, no Hospital de Portimão ou 653 dias para uma consulta da especialidade de Estomatologia, no Hospital de Faro.

Já numa das outras 34 perguntas, sobre o Centro Hospitalar de Leiria, os sociais-democratas denunciam, entre outros casos, os 982 dias de espera para uma consulta da especialidade de Otorrinolaringologia, ou os 489 dias de espera para uma consulta da especialidade de Ginecologia -- Apoio à Fertilidade, ambos no Hospital de Santo André (Leiria).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pois! Pois!
    02 fev, 2018 lx 13:59
    Consequências de 4 anos de empobrecimento do país e de "menos" Estado! Para destruir basta um segundo, para reconstruir poderá levar anos!

Destaques V+