Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal teve 233 casos de legionella em 2017

29 jan, 2018 - 15:04

Os dados oficiais, ainda provisórios, foram revelados esta segunda-feira pela directora-geral da Saúde.

A+ / A-

Portugal registou no ano passado 233 casos de infeção por legionella, sendo 174 casos isolados e 59 do surto do hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Os dados oficiais, embora ainda provisórios, foram revelados esta segunda-feira pela directora-geral da Saúde, numa conferência de imprensa destinada a fazer o ponto da situação do surto detectado no sábado no hospital privado CUF Descobertas, em Lisboa

Segundo Graça Freitas, o surto ocorrido em Novembro no hospital São Francisco Xavier provocou 59 infectados e cinco mortos.

Anteriormente, o balanço apontava para seis vítimas mortais, mas concluiu-se que um dos infectados que acabou por morrer teve outra causa de morte que não a da infecção por legionell’, da qual acabou por se curar.

Sobre o segundo surto de legionella conhecido em dois meses, a directora-geral da Saúde lembrou que actualmente há “maior capacidade de detectar” a doença, fazendo parecer que há mais surtos.

“A capacidade de detetar a doença é muito maior”, declarou Graça Freitas, lembrando que actualmente é possível fazer um diagnóstico com um teste rápido à urina.

O surto de legionella no hospital CUF Descobertas provocou até ao momento seis infectados, cinco mulheres e um homem, com as autoridades a suspeitaram para os chuveiros ou torneiras como fonte provável da transmissão.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+