Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SIC suspende próximo episódio de "SuperNanny"

26 jan, 2018 - 17:19

SIC diz que é tecnicamente inviável aplicar filtros de imagem e de voz para proteger a identidade dos menores.

A+ / A-

A SIC vai suspender a emissão do próximo episódio do polémico programa "Supernanny", que seria emitido no domingo à noite, avançou esta sexta-feira o "Expresso".

Este seria o terceiro episódio do programa. A informação foi avançada ao "Expresso" por fonte da SIC, parte do mesmo grupo de comunicação social. A estação de televisão vai emitir um comunicado sobre este tema nas próximas horas.

O Ministério Público interpôs “uma acção especial de tutela da personalidade” para que o programa “SuperNanny”, a emitir no próximo domingo, só fosse para ar com filtros de imagem e de voz que impossibilitassem a identificação dos menores, segundo nota da Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgada esta sexta-feira.

Mas a SIC considera que as condições propostas para a exibição do programa, nomeadamente os filtros, são tecnicamente inviáveis, pelo que decidiu suspender o programa, evitando assim uma multa que podia ascender a 15 mil euros por dia de incumprimento da ordem.

"O Ministério Público da área cível da comarca de Lisboa Oeste, em representação de crianças e jovens participantes no mesmo, interpôs uma acção especial de tutela da personalidade", refere a nota.

Nessa acção, explica a PGR, é pedido ao Tribunal que decrete, a título provisório e de imediato "que o programa a emitir no próximo domingo não seja exibido ou, caso o tribunal julgue mais adequado, que essa exibição fique condicionada à utilização de filtros de imagem e voz que evite a identificação das crianças".

Ainda de acordo com a nota, na acção é pedido que o tribunal decrete também que seja “retirado ou bloqueado o acesso a qualquer conteúdo dos programas já exibidos”.

“Trata-se de uma decisão provisória e urgente. Sendo que o Ministério Público pede que, no final do processo, a mesma seja convertida em definitiva e que todos os eventuais futuros programas apenas possam ser exibidos nos moldes que o tribunal venha a determinar”, explica a PGR na mesma nota.

Em comunicado é ainda explicado que esta acção não é uma providência cautelar, mas sim uma acção especial de tutela da personalidade, prevista nos artigos 878.º e seguintes do Código de Processo Civil, a qual se reveste de natureza urgente.

A PGR adianta que foram instaurados processos de promoção e protecção a favor das crianças participantes no programa, cuja identidade já se conhece.

No que respeita ao primeiro programa emitido, o Ministério Público, na sequência de certidão enviada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Loures, instaurou um inquérito para investigar factos susceptíveis de integrarem o crime de desobediência.

Este inquérito corre termos no DIAP da comarca de Lisboa Oeste.

Presente num total de 15 países, o programa retrata casos de crianças indisciplinadas, para as quais uma ama - no formato português é a psicóloga Teresa Paula Marques - propõe soluções para pais e educadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 30 jan, 2018 00:06
    vai dar conselhos a tua tia! o dinheiro que a sic te paga dava e sobrava pra nanda e pro tolim!
  • Verdade
    26 jan, 2018 Guarda 20:21
    Bom, meio ponto positivo para o juiz. Em vez da SIC promover este tipo de programa sobre as crianças os seus comportamentos, devia sim era promover um programa como serem PAIS. Vou contar o que vi num restaurante" estava um casal com dois filhos numa mesa só meu lado, ambos os progenitores estavam absorvidos nos seus super telemóveis, enquanto os dois filhos a comportarem se de uma maneira menos digna, esse tempo todo os progenitores nem uma palavra disseram para se comportarem bem, eles coitados estavam a chamar a atenção que estavam ali, queriam ter os pais com eles" por isso a rebeldia que demonstram e a falta de amor atenção carinho conversarem, mas não é mais fácil dar objectos para não incomodar os progenitores enquanto estes estão mais interessados nas fofoquices do Facebook, enfim, façam antes um programa como EDUCAR OS PAIS, deixo aqui a minha sugestão, porque continuam a usar as crianças como bode expiatório, "RARÍSSIMAS" pois é...
  • teresa isabel
    26 jan, 2018 Caldas da Rainha 18:22
    Se o Tribunal de Oeiras está assim tão preocupada com a birrinhas de algumas criancinhas, então e se trabalhasse a serio e manda-se colocar as telenovelas nojentas e com atentados ao pudor depois das 24h. Assim já não seria problemas de 4 ou 5 criancinhas mas sim de milhares de crianças que sabemos que os pais deixam ver as miseráveis telenovelas. As crianças aí sim são expostas à má-criação e a ver cenas de sexo indecentes.

Destaques V+