Tempo
|
A+ / A-

​Polémica. Bombeiros contra designação "cabras sapadoras"

19 jan, 2018 - 19:07

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais não contesta a importância do projecto, mas considera que a designação é "infeliz e desrespeitosa". "Nem no tempo do Salazar, os bombeiros foram alvo de um tratamento tão pouco digno", refere a ANBP.

A+ / A-

Veja também:


A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) lamenta a designação "cabras sapadoras" dada ao projecto do Governo para gestão de combustível florestal, considerando abusiva a utilização do termo sapadores.

"A ANBP considera abusiva a utilização do termo 'sapadoras', uma vez que o mesmo reporta a uma classe profissional que conta com mais de 600 anos de história em Portugal e que merece o respeito de todos e sobretudo dos órgãos de soberania", precisa a associação que representa os bombeiros profissionais, em comunicado.

A reação da ANPB surge após o Governo ter anunciado, esta semana, que vai avançar este ano com projetos-piloto de "cabras sapadoras" com rebanhos dedicados à gestão de combustível florestal na rede primária.

A ANBP, que não contesta a importância do projeto, adianta que a designação é "infeliz e desrespeitosa para com uma classe que este ano foi tão sacrificada na defesa do seu país".

"Nunca na história, nem no tempo em que o Rei D.João I criou os bombeiros profissionais, nem no tempo do Salazar, os bombeiros foram alvo de um tratamento tão pouco digno", sustenta a associação, sublinhando que a atribuição desta designação ao projeto "mostra uma manifesta falta de sensibilidade para com a classe profissional, que luta há anos para que todos os bombeiros profissionais do país (sapadores, municipais e profissionais das associações humanitárias) sejam designados de bombeiros sapadores".

A ANPB refere que a recetividade dos sucessivos governos para esta questão "tem sido nula, recusando-se inclusivamente a aprovar o estatuto do bombeiro profissional".

No comunicado, a ANBP questiona também "o que aconteceria se o Governo designasse outras forças de segurança como 'cabras PSP' ou 'cabras GNR' ou 'cabras técnicos de proteção civil'.

A ANPC considera ainda que os bombeiros estão a ser "desconsiderados por quem, no tempo dos trágicos incêndios que assolaram o país em 2017, lhes prometeu mais dignidade e melhorias das suas condições de trabalho e carreira profissional".

"Não contestando a importância dos caprinos, consideramos que comparar as funções de um animal a um ser humano é desrespeitoso por parte de um Estado de Direito", concluiu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Dias
    08 fev, 2018 Suiça 11:45
    Só os fracos, não profissional, sem cultura e sem capacidade intelectual, é que podem confundir o nome de um projecto, que apesar de resolver uma boa parte do problema,sera também uma boa oportunidade de ecológico e social para muitas famílias! Para todos aqueles bombeiros que acham que o nome de Cabras Sapadoras lhes ofende a profissão, porque em vez de se perder tempo inutilmente a reclamar por melhores condições de trabalho, não mudam de profissão? Deixem o emprego de estado e vão também guardar cabras, assim já não correm riscos e tem-em todas as condições de trabalho necessárias!
  • CARDOSO
    22 jan, 2018 SEIXAL 15:05
    SÓ QUERO ALERTAR QUE ANTES DE HAVER BOMBEIROS SAPADORES JÁ HAVIA CABRAS.
  • Alberto
    20 jan, 2018 FUNCHAL 12:41
    O nome era apenas para lembrar que fazem o mesmo que as outras, mas ganham o DOBRO.
  • Ze da Costa
    20 jan, 2018 Coimbra 09:43
    No tempo de Salazar? No tempo de Salazar não havia fogos! Agora existem fogos porque temos um governo vergado a interesses obscuros! (foi feita uma captura de ecrã a este comentário, para provar hipotética censura na RR)
  • o chefe da ANBP
    19 jan, 2018 lis 23:55
    Já está fora de moda e arranja sempre forma de estar no contra! Se lhes chamassem "leões sapadores" era capaz de aceitar e ficaria contente! Talvez possam ser "lagartos sapadores"
  • Haja pachorra
    19 jan, 2018 Lisboa 23:30
    Não vejo qualquer razão para tal. Têm receio de ser confundidos com cabras? Como são machos. Não quero acreditar que seja por isso. Ainda menos os entendo quando eles como profissionais nem sequer combatem fogos nas matas. Tanto quanto é sabido o maior combate a incêndios nas matas é feito por bombeiros voluntários. Enfim, mais uma cena que mostra bem o nosso atraso onde tudo serve para criar conflito.
  • Lv
    19 jan, 2018 Lx 21:29
    Com este comportamento a ANBP, fica muitos pontos abaixo das Sapadoras Cabras!
  • Francisco António
    19 jan, 2018 Setúbal 19:34
    Deixai-vos de tretas ! Homens são homens e cabras são mesmo cabras ! E aquela "modernice" de aparecerem em calendários ?
  • Zé Cabra
    19 jan, 2018 Lourel 19:30
    Vão dormir que o vosso mal é sono. Vivam as cabras sapadoras!
  • ANA
    19 jan, 2018 Lisboa 19:26
    Ó santa ignorância! Também há sapadores militares que não se sentiram menosprezados nem colocados ao nível das cabras... Certamente por serem um pouquinho mais instruídos do que estes melindrosos bombeiros...

Destaques V+