Tempo
|
A+ / A-

Procuradora-geral da República faz balanço positivo de cinco anos de mandato

18 jan, 2018 - 15:53

Na abertura do ano judicial, Joana Marques Vidal defendeu que a alteração do estatuto do Ministério Público é “inadiável”.

A+ / A-

A procuradora-geral da República faz um balanço positivo dos últimos cinco anos de actividade do Ministério Público (MP). Joana Marques Vidal falava esta quinta-feira na abertura do ano judicial.

A PGR elogiou o trabalho desenvolvido pelos magistrados do MP em circunstâncias que considerou “difíceis e muitas vezes adversas”, “resistindo à possível desmotivação próprias aos períodos de crise económica que vivemos”.

“Num quadro de manifesta e reconhecida falta de magistrados e de funcionários, superaram as dificuldades e as perturbações de funcionamento causas pela entrada em vigor de uma nova organização judiciária cujo distinto paradigma não foi acompanhado nem conjugado com as consequentes e necessárias alterações ao estatuto do Ministério Público”, declarou Joana Marques Vidal.

“É justo assim, num balanço dos últimos cinco anos, reconhecer como positivos os resultados dos caminhos até agora percorridos”, sublinhou a procuradora-geral da República, que termina o seu mandato em Outubro.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, defendeu, recentemente, que na sua leitura o mandato da procuradora não é renovável.

Mais à frente no seu discurso, Joana Maques Vidal defendeu que a alteração do estatuto do Ministério Público é “inadiável” e deve promover o mérito e apostar em equipas conjuntas e uma abordagem integrada da investigação do MP.

Sobre o pacto da Justiça, apresentamos pelo sector, Joana Marques Vidal declarou: “saudamos o documento e os seus autores, porque foi um trabalho conjunto e o conteúdo é o início de um caminho a percorrer”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    19 jan, 2018 évora 00:37
    Desde a abolição da Pena de Morte em Portugal , nunca tinha existido e nem no tempo de Salazar , tamanha quantidade de violações de Direitos Humanos com esta equipa do MP . É claro que isto interessa aos bêbados e drogados de Portugal ... para entreter e mostrar trabalho degradante como sendo o próprio .
  • Alberto
    18 jan, 2018 Gaia 17:59
    Quero tirar o chapéu à senhora PGR, pelo excelente trabalho que tem feitio na procuradoria. É uma pena que não continue, contudo o seu substituto, terá que seguir os seus passos, a não ser que seja um pau mandado como foram alguns antecessores.
  • otario
    18 jan, 2018 lixa 17:21
    "Procuradora-geral da República faz balanço positivo de cinco anos de mandato" como é possível quando tem funcionários no seu estaminé ditos procuradores adjuntos medíocres mentirosos com ma formação moral e que não são avaliados por ninguém aquela casa tornou-se uma autentica "bandalheira situação de grande confusão e desordem", assim anda nosso aparelho judiciário ou judicial que me faz lembrar uma ETAR mas se válvula de escoamento.
  • Fernando Cerqueira
    18 jan, 2018 Ponte de Lima 16:19
    Para o ano judicial só tenho um comentário. Em vez de comemorações, se não se importam, trabalhem que eu também trabalho e ganho muito pouco.

Destaques V+