Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​SIC diz que programa 'Supernanny' cumpre a lei e não é exibicionista

15 jan, 2018 - 19:18

Programa não explora "situações de particular fragilidade", garante a estação de televisão.

A+ / A-

A SIC diz que o programa 'Supernanny' cumpre a lei e que não é exibicionista, seguindo um formato exibido em vários países "onde os padrões de protecção dos direitos dos menores não se revelam menos exigentes" do que em Portugal.

"O programa foi produzido e é exibido na SIC no estrito cumprimento da lei aplicável, tendo sido obtidas as necessárias autorizações para o efeito. São abordadas situações reais, ocorridas em ambiente familiar, de um modo responsável, não exibicionista e sem explorar situações de particular fragilidade", disse em comunicado a estação de televisão.

O programa 'Supernanny', que retrata casos de crianças indisciplinadas, para as quais uma ama - no formato português, a psicóloga Teresa Paula Marques - propõe soluções para pais e educadores, estreou no domingo na SIC e já motivou várias críticas.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a SIC diz que o programa corresponde a um formato internacional, criado no Reino Unido em 2004, e que foi já produzido e exibido em Espanha, Alemanha, França e Suécia, que considera serem "exemplos de países onde os padrões de proteção dos direitos dos menores não se revelam menos exigentes do que os existentes em Portugal".

O objectivo do programa, diz o canal, é "auxiliar pais e educadores a melhorarem a relação com os seus filhos, ajudando-os a estabelecerem regras e limites e melhorando a comunicação entre todos, criando assim uma dinâmica familiar mais saudável".

A SIC afirma ainda que as produções internacionais demonstram que "o 'SuperNanny' não gera efeitos negativos ou de censura em ambiente escolar e social, antes contribuindo para uma melhoria significativa da qualidade de vida familiar".

Depois da exibição este domingo à noite, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) informou que recebeu várias queixas sobre o programa apontando para alegadas violações dos direitos fundamentais das crianças.

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) considera que o programa é uma "violação do direito de uma criança à sua imagem e à intimidade da sua vida privada".

Já a UNICEF Portugal afirmou que este "vai contra o interesse superior das crianças, violando alguns dos seus direitos, nomeadamente o direito da criança a ser protegida contra intromissão na sua vida privada", apelando à intervenção do Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • revoltado
    16 jan, 2018 porto 12:37
    E COMO SEMPRE AS PRINCIPAIS VITIMAS SÃO AS CRIANÇAS.
  • Cristina
    15 jan, 2018 Queluz 21:30
    Uma verdadeira vergonha este programa. A SIC conseguiu arranjar um formato bem mais repugnante do que o Big Brother ou a Casa dos Segredos. A Ordem dos Psicólogos que se cuide, os seus profissionais merecem ser vistos como fundamentais numa sociedade e não como magos de varinha mágica na mão, tirando da cartola uma solução imediata. O programa levanta ainda preconceitos em relação às famílias monoparentais, onde está escrito que têm mais dificuldade na educação dos seus filhos?! Mas mais o grave de tudo são os conceitos de quem comprou o programa, da psicóloga que se dispõe, da família que se dispôs e de quem continuará a assistir. Os interesses da criança e a sua proteção na sociedade são, para quem vê nisto um negócio e para quem procura o protagonismo a qualquer preço, coisas sem importância... Lamentável mesmo!

Destaques V+