Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arranca a "Operação Floresta Segura"

15 jan, 2018 - 08:43

Em 2017, segundo a GNR, arderam mais de 527 mil hectares de mato e floresta, mais 367 mil hectares do que em 2016.

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia, esta segunda-feira, em todo o território a "Operação Floresta Segura" reforçando as acções de patrulhamento, vigilância e fiscalização das zonas florestais no âmbito da prevenção e detecção de incêndios.

Em comunicado, a GNR adianta que as acções de sensibilização junto das populações sobre a problemática dos incêndios florestais arrancam hoje e terminam a 15 de Março e serão levadas a cabo pelo Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e pelo Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS).

Estas acções de sensibilização visam alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adoptar nesta altura do ano, nomeadamente sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e a manutenção das faixas de gestão de combustível, tendo em vista a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal.

Em 2017, segundo a GNR arderam mais de 527 mil hectares de mato e floresta, mais 367 mil hectares do que em 2016.

No comunicado, a GNR indica ainda que foram registadas 21.952 ocorrências, 9.864 crimes, 65 detidos por incêndio florestal, 919 pessoas identificadas e 4.578 contra-ordenações.

"A GNR, para além das acções de sensibilização, numa fase subsequente, irá realizar ações de fiscalização com o objetivo de corrigir as situações de incumprimento face à obrigatoriedade da manutenção das faixas de gestão de combustível", é ainda referido na nota.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joel
    15 jan, 2018 Jardas 10:11
    Ainda bem que a GNR lança hoje a Operação Floresta Segura! Já viram se fosse em Junho?? Pode ser que assim não tenha que vir um acessor de imprensa dizer " desta operação resultaram 112 mortos, duzentos e tal feridos e um equivalente a 100 estádios de futebol ardidos"! E vamos lá ver se nesta operação não se enganem nas estradas... "Ah e tal é melhor ir por aquela estrada... ups, afinal estava cercada pelo fogo... azar... então vocês não viam que andava aí o fogo?? estes palhaços quando estão ao volante pensam que podem ir por onde lhes apetece... cambada de prevericadores! Tomem lá com uma contra ordenação por terem invertido a marcha numa linha contínua... ah, não dizes nada? olha estás muito chamuscado... FORA DA VIATURA IMEDIATAMENTE! MÃOS AO AR ESTÁS CERCADO!! PUM, PUM PUM, TOMA LÁ COM ESTA DE 9mm!

Destaques V+