Tempo
|
A+ / A-

Suspenso pagamento de refeições a 12 corporações de bombeiros

05 dez, 2017 - 08:08

Auditoria detectou indícios de irregularidades nas despesas de alimentação dos operacionais que estiveram envolvidos nas operações de Agosto.

A+ / A-

Veja também:


O Governo suspendeu o pagamento de refeições a 12 corporações de bombeiros por suspeita de irregularidades.

Depois de queixas sobre a qualidade das refeições, o Ministério Público instruiu a Protecção Civil a realizar um inquérito às refeições servidas aos operacionais durante os grandes incêndios de Agosto, tendo sido detectadas discrepâncias entre o que foi reportado pelos bombeiros e os documentos comprovativos, avança o “Diário de Notícias”.

O Ministério da Administração Interna decidiu, por isso, suspender os reembolsos por 20 dias e vai rever o quadro de comparticipações.

Quanto à qualidade e quantidade das refeições servidas, só em casos pontuais foram observados pontos negativos. A polémica estalou em Agosto, altura em que algumas denúncias falavam em “refeições inapropriadas face ao desgaste a que os operacionais estão sujeitos”.

Ao “Público”, o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Voluntários (ANBV), denunciou uma “tramóia” no desvio de dinheiro das refeições para “compra de equipamentos” ou outras necessidades.

O executivo já pediu esclarecimentos às 12 corporações que apresentaram discrepâncias entre o dinheiro reportado e os comprovativos das refeições.

Contactado pela Renascença, fonte do ministério adiantou que as corporações vão ser ouvidas nos próximos 20 dias, período durante o qual estão suspensos os pagamentos.

As situações mais graves de incêndios em Portugal este ano ocorreram em Junho, em Pedrógão Grande - quando um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos -, e a 15 de Outubro passado, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, que provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.


[notícia actualizada às 9h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DR XICO
    05 dez, 2017 LISBOA 15:36
    A propósito de incêndios ... o que se está a fazer para não termos as mesmas desgraças já para o ano?? A PROFISSIONALIZAÇÃO dos bombeiros, para ñ assistirmos aquela imagem dos bombeiros parados a olhar para as chamas sem fazer nada e ao mesmo tempo víamos os espanhóis a fazer contra fogo com incêndios provocados estrategicamente. Quem vai para os incêndios tem de ter formação e saber o que fazer mesmo sem um comandante por perto.
  • Artur António Carval
    05 dez, 2017 Vila Nova de Gaia 14:27
    já começou o julgamento na praça pública? Os portugueses continuam com o péssimo hábito de julgar na praça pública, pessoas e instituições. Fariam bem melhor em se mirar ao espelho
  • Albertina Sarmento
    05 dez, 2017 Anadia 10:45
    Será que o sucateiro de Poiares (jaime marta soares) ainda tem o desplante de vir agora vociferar cobras e lagartos contra o governo da república depois de mais esta prova de que, também ele, anda a ganhar dinheiro com os incêndios e, para o conseguir, serve refeições de miséria ao pessoal que supostamente defende - os bombeiros? Nós, bombeiros, temos a missão e queremos ajudar o próximo, não queremos ser explorados por sucateiros chico-espertos!
  • Filipe
    05 dez, 2017 évora 10:23
    Intitulam-se voluntários e queixam-se nas TV´s de falta e apoios e no entanto depois tem o descaramento de faltar à verdade , não sabem ter 10 querem de 10 ter 100 . Todos ao fim ao cabo andam a mamar na teta dos fogos .

Destaques V+