Tempo
|
A+ / A-

PSP mata por engano mulher após perseguição

15 nov, 2017 - 09:30

Perseguição começou em Almada, depois de um assalto a uma caixa multibanco, e acabou com um tiroteio em plena Segunda Circular, em Lisboa.

A+ / A-

Veja também:


Uma mulher morreu durante uma perseguição policial, em Lisboa. A vítima mortal, atingida no pescoço pela PSP, foi abatida por engano depois de a viatura em que seguia ter sido confundida com uma outra envolvida num assalto a uma caixa multibanco.

O episódio registou-se esta quarta-feira de madrugada, quando dois homens assaltaram uma caixa multibanco na Avenida Bento Gonçalves, em Almada.

Os criminosos colocaram-se em fuga, levando as autoridades a iniciar uma perseguição, que atravessou a Ponte 25 de Abril, chegou à Rotunda do Relógio, junto ao aeroporto de Lisboa.

De acordo com o comunicado da PSP (leia em PDF), por volta das 3h35, na zona da Encarnação, Lisboa, foi detectada uma viatura que aparentava corresponder às características da viatura suspeita, cujo condutor desobedeceu à ordem de paragem.

"Esta viatura, durante a fuga, tentou atropelar os polícias, que tiveram de afastar-se rapidamente para não serem atingidos e, em acto contínuo, os polícias foram obrigados a recorrer a armas de fogo. Mais à frente, a viatura voltou a desobedecer à ordem de paragem por outra equipa de polícias, tendo sido interceptada pouco tempo depois", lê-se na nota.

O comunicado refere ainda que "constatou-se, minutos depois, que na viatura seguiam um homem e uma mulher, encontrando-se a mulher ferida por impacto de projéctil de arma de fogo".

A PSP garante que a cidadã ferida foi assistida de imediato pelos agentes e pelos meios de emergência chamados ao local. "Apesar de todos os esforços, a vítima, acabaria por falecer. O homem que conduzia a viatura foi detido por condução sem habilitação legal, por desobediência ao sinal de paragem e por condução perigosa", esclarece a PSP.

As autoridades lamentam a "morte da cidadã envolvida na ocorrência", mas que não estava relacionada com o assalto que esteve na origem da perseguição policial.

De acordo com a Agência Lusa, o homem deverá ser ouvido pela Polícia Judiciária, que tomou conta da ocorrência, e os alegados assaltantes – que seriam pelo menos dois – não foram ainda identificados.

A Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito para apurar em que circunstância ocorreu esta morte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel David Cota
    20 nov, 2017 Angra do Heroísmo 19:06
    É triste! Ao ridículo que a nosso sociedade está a chegar. A manipulação da comunicação social está a ser de tal forma grande, que estamos inconscientemente a defender os criminosos e a puxar o tapete a quem, algumas vezes com risco da própria vida, defende a sociedade dos delinquentes. As armas dos agentes de autoridade servem para que? Para enfeite? Certamente que não são fantasias de carnaval … Se não são para ser usadas porque as têm? (Não são para ser usadas só em caso de risco da sua vida, vão ver a Lei andes de mandar postas de pescada para o ar).
  • Rui Ribeiro
    19 nov, 2017 Feira 18:57
    Ó Manel se não fossem estes policias certamente que o clima seria o da América Latina.... tens uma solução.... emigra!!!!!
  • Ernandes
    18 nov, 2017 Brasil 15:22
    Moro no Brasil ha 30 anos e aqui é exatamente como o Horacio e o Ricardo disseram. Não deixem que vosso país fique igual ao meu. Vou para Portugal todos os anos e a ultima coisa em que me preocupo é com violência. Agora se desarmarem a policia, vocês estarão regredindo.
  • José Baptista
    17 nov, 2017 Melres 13:22
    É de lamentar a morte da senhora, mas a PSP está a fazer o seu serviço não concordo que os polícias sejam arguidos. Um ladrão apanhado em flagrante é posto em liberdade à que modar as lei. As forças de segurança tem que atuar é na hora como um árbitro erra.
  • manel
    16 nov, 2017 Lisboa 22:53
    É incrível quando a policia age contra a lei , logo aparecem inúmeros fora da Lei a defender atos ilegais Existem bons policias cumpridores da Lei que estão contra isto , mas estes Fascistas repugnantes , fora da Lei vem defender aquilo que é indefensável , a Lei diz , um policia só pode usar a arma quando estiver em perigo de vida , fui educado a respeitar a lei e acreditar qie todos tem de respeitar a lei , nem que seja o papa , quanto mais rei , presidente , juiz , ministro , policia , os Fascistas sem vergonha etc , a lei tem de ser respeitada , os policias devem ser punidos exemplarmente , e esses Fascistas fora da Lei que defendem policias fora da lei , talvez um dia passem por engano perto de assaltantes e vejam seus filhos serem mortos , ignorantes se a lei abre exceções ninguém respeitará a Lei , tem de ser Igual para todos
  • manel
    16 nov, 2017 Lisboa 22:48
    É incrível quando a policia age contra a lei , logo aparecem inúmeros fora da Lei a defender atos ilegais Existem bons policias cumpridores da Lei que estão contra isto , mas estes Fascistas repugnantes , fora da Lei vem defender aquilo que é indefensável , a Lei diz , um policia só pode usar a arma quando estiver em perigo de vida , fui educado a respeitar a lei e acreditar qie todos tem de respeitar a lei , nem que seja o papa , quanto mais rei , presidente , juiz , ministro , policia , os Fascistas sem vergonha etc , a lei tem de ser respeitada , os policias devem ser punidos exemplarmente , e esses Fascistas fora da Lei que defendem policias fora da lei , talvez um dia passem por engano perto de assaltantes e vejam seus filhos serem mortos , ignorantes se a lei abre exceções ninguém respeitará a Lei , tem de ser Igual para todos
  • Miguel
    16 nov, 2017 Lisboa 19:28
    É assustador ler que a grande maioria das pessoas acha correto polícias terem morto uma senhora que viajava como passageira num carro cujo condutor (apenas ele) cometeu um erro grave! Não vos ocorre que a senhora pode não ter tido qualquer poder de decisão sobre aquele ação de não respeitar a operação stop? Pergunto se os vossos filhos não andam como passageiros nos carros dos amigos? Por vezes há excessos, e se um dia algum amigo cometesse o mesmo disparate que custasse a vida ao vosso filho/filha? Teriam a mesma opinião?! É sempre muito fácil enquanto acontece só aos outros, o problema é que quando nos acontece geralmente já é tarde. A falta de formação cívica neste país é realmente inacreditável...!
  • Horacio
    15 nov, 2017 Lisboa 19:42
    Aqui não há nada a apontar a polícia . É uma pena o condutor ter posto em risco a vida da passageira ao fugir . Mas a culpa é dele .ele sim deve ser culpado por o que aconteceu e passar uns bons anos na prisão a servir de exemplo para outros . Felizmente Portugal e ou pelo menos sempre foi um país onde o crime não é tolerado . É isso é importante .por mim haviam mais polícias nas ruas e mais prisão preventiva para bandidos. Quem quer defender os direitos de criminosos pode imigrar para o Brasil ou a África do Sul lá vão achar um clima mais propício para isso.
  • Torre de observação
    15 nov, 2017 P.de Varzim 19:33
    Só se perdem as que caiem no chão.Se houvesse respeito pelas autoridades nada disto tinha acontecido.
  • André
    15 nov, 2017 Lisboa 19:26
    Renascença NÃO PROTEJAM UM CRIMINOSO!!! O condutor da viatura violou dezenas de regras de trânsito, colocou em risco a vida de dezenas de pessoas, provocou 3 despistes, tentou atropelar vários polícias que o mandaram parar, ao ver-se encurralado fugiu do carro, deixando lá a vítima mortal para apanhar com as culpas. Na autópsia poderá vir a descobrir-se que a pessoa esvaiu-se em sangue durante os 9 minutos que o criminoso continuou a fugir á polícia depois de ver os tiros a acertar no carro. O criminoso não parecia ser um simples condutor sem carta. Já conhecia a zona e só a intervenção de um carro da polícia o fez ficar encurralado (provalvemente a polícia já está habituada a fugas por aquele local e bloqueou-o). Por isso, há que "chamar os bois pelos nomes": Várias tentativas de homícidio, por parte de um condutor sem carta, a conduzir um automóvel sem seguro ou impostos pagos, levaram à polícia a disparar sobre o veículo onde foi atingida a pendura que veio a ser encontrada morta dentro do veículo, depois das autoridades deterem o criminoso quando estava em fuga do local onde deixou o automóvel com a vítima."

Destaques V+