Tempo
|
A+ / A-

​Portugal recebeu 1.507 refugiados até Novembro

15 nov, 2017 - 17:01

Número de pessoas acolhidas fica aquém das 2.951 a que as autoridades nacionais se comprometeram.

A+ / A-

Portugal recebeu até agora 1.507 refugiados recolocados da Grécia e de Itália, segundo um relatório da Comissão Europeia divulgado esta quarta-feira.

Portugal acolheu 315 pessoas de Itália e 1.192 que estavam em campos na Grécia, aquém dos 2.951 a que se comprometeu, segundo o relatório datado de 14 de Novembro.

As obrigações dos Estados-membros, conforme as decisões do Conselho, aplicam-se a todas as pessoas que chegarem à Grécia ou a Itália até 26 de Setembro de 2017 e os requerentes elegíveis deverão ser recolocados dentro de um prazo razoável após essa data.

No que respeita à reinstalação de refugiados que estão em campos situados em países terceiros, Portugal recebeu 76 pessoas de um total de 191 a que se comprometeu, oriundas do Egipto, Marrocos e Turquia.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, dois anos após o seu lançamento, o regime de recolocação da União Europeia (UE) está a chegar ao termo com resultados positivos, faltando recolocar apenas cerca de 750 pessoas na Grécia e 3.100 em Itália, tendo sido recolocadas 31.503 pessoas.

Bruxelas considera ainda que o programa da UE em matéria de reinstalação, adoptado em Julho de 2015, deverá concluir-se com êxito e as reinstalações ao abrigo da Declaração UE-Turquia deverão continuar a um ritmo constante - no total, 25.739 pessoas foram reinstaladas desde o lançamento dos programas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    25 abr, 2018 01:34
    Tuga = escumalha racista. Até parece que não havia notícias sobre os incêndios para este comentador poder comentar.
  • TUGA
    15 nov, 2017 Lisboa 17:25
    E as vitimas do negócio dos incêndios?? continuam em banho maria?? Sempre os outros, este país esta politicada até mete nojo!!

Destaques V+