Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Bombeiros preocupada com surto de legionella

07 nov, 2017 - 06:44

Surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, já provocou dois mortos. DGS garante que, apesar de o número de casos estar a aumentar, o surto da doença está em declínio.

A+ / A-

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses está preocupado com o surto de legionella detectado no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que já provocou duas vítimas mortais.

Jaime Marta Soares lembra que os bombeiros transportam muitas de pessoas por dia nas suas ambulâncias, assim como passam muitas horas no interior dos hospitais, pelo que correm riscos acrescidos.

Apesar dos cuidados de higiene que estes profissionais têm, não só consigo como com as viaturas, Jaime Marta Soares considera ser importante “estar atentos”.

“Vamos ver como as coisas vão evoluindo para, se for caso disso, falarmos com quem de direito – neste caso, com a Direcção-Geral da Saúde – para ver que precauções podemos tomar para salvaguardar, não só o bombeiro no exercício da sua função, como todos os que utilizam as nossas viaturas”, afirma.

São já 30 o número de pessoas infectadas com legionella, das quais uma já teve alta e duas morreram na segunda-feira.

De acordo com um comunicado conjunto da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Ricardo Jorge, os restantes doentes encontram-se internados.

A DGS já veio garantir que o surto da doença está em declínio e, na noite de segunda-feira, a Procuradoria Geral da República admitiu que qualquer indício de crime não deixará de ser investigado. O Ministério Público está já a recolher elementos sobre este surto.

Por sua vez, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental rejeita qualquer relação entre o surto da infecção e a capacidade de financiamento e investimento existente naquela unidade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DR XICO
    07 nov, 2017 LISBOA 17:22
    Deram-lhe palco agora aturem-no, este cromo berra em todo o lado, onde estavam os Bombeiros de Portugal quando escolheram este tipo para os representar? Quem fica mal é mesmo os bombeiros paciência
  • este sr
    07 nov, 2017 lx 12:08
    que se dedique mais ao seu Sporting Clube do Porto e analise as declarações "incendiarias" que saiem das bocas dos responsáveis! Tem aí muita matéria para os "incêndios".
  • Mas este,
    07 nov, 2017 lis 11:30
    agora virou moda?...Bolas, que já é demais!
  • Nino
    07 nov, 2017 Ilhavo 09:20
    Este político, ao serviço do PSD, está a ficar em bicos dos pés. Está a ser posto à margem e o seu trabalho de "infiltrado" está também a ser posto em cheque. Será que quer um lugar no ministério da saúde?? Mais um lugar? não lhe chega os que tem, até no futebol??

Destaques V+