Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Número de casos de legionella sobe para 30

06 nov, 2017 - 22:44

Surto em Lisboa já provocou duas vítimas mortais.

A+ / A-
O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal
O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal

O número de casos de legionella aumentou de 29 para 30, de acordo com o mais recente balanço da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), avançado esta segunda-feira à noite.

“Dos 30 doentes, um já teve alta, dois faleceram no dia 6 de Novembro e os restantes encontram-se internados”, adianta o comunicado.

As vítimas mortais são um homem e uma mulher, de 70 e 77 anos, respectivamente.

Os doentes são, na sua maioria, idosos com factores de risco associados, “nomeadamente doenças crónicas graves e hábitos tabágicos”.

Foi detectada a presença da bactéria legionella no circuito de água e dispositivos de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, explica o comunicado.

“Pelo princípio da precaução, foram tomadas as medidas adequadas para interromper a possível fonte de transmissão, designadamente choque térmico e químico no sistema de distribuição de água do Hospital e encerramento e tratamento das torres de refrigeração”, referem as autoridades de saúde.

Foram realizadas novas análises pelo INSA e pelo Instituto Superior Técnico e está em curso uma investigação para apurar as causas do surto mortal.

“Por indicação do Ministro da Saúde, está em curso a elaboração de um relatório conjunto Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, DGS e INSA para esclarecimento da cadeia de acontecimentos que conduziram ao surto”, adianta a nota, que estará pronto dentro de duas semanas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Horacio
    07 nov, 2017 Lisboa 04:37
    Normalmente os arcondicionados sujos onde água parada acumula e propicia condições perfeitas para a bactéria são a principal suspeita neste casos de legionela. Normalmente a falta de limpeza e cuidado são os culpados por qualquer surto.

Destaques V+