Tempo
|
A+ / A-

Legionella. Ministro diz que "alguma coisa correu mal" no São Francisco Xavier

06 nov, 2017 - 06:22

Foram diagnosticados 26 casos, desde 31 de Outubro, de pessoas infectadas com doença dos legionários.

A+ / A-

O ministro da Saúde admitiu que "alguma coisa correu mal" no caso do surto de legionella no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, apesar de acreditar que "as melhores práticas foram seguidas".

"Tendo sido seguidas as melhores práticas, alguma coisa correu mal. A mim, o que me incumbe enquanto responsável político é perceber que, pela evidência dos relatos e pela primeira aproximação aos factos, o que foi dito e visto é que todos os procedimentos foram seguidos de acordo com as melhores práticas. Ainda assim, alguma coisa correu mal", disse Adalberto Campos Fernandes.

"Portanto, é muito simples. Todos terão de perceber que a nossa obsessão neste momento é perceber o porquê de, tendo sido cumpridos os procedimentos, [alguma coisa] ter corrido mal. E não descansaremos enquanto essa identificação não for conhecida", disse o ministro em conferência de imprensa.

As declarações do ministro surgem um dia depois de a Directora-geral de Saúde, Graça Freitas, ter declarado que "nada falhou" na prevenção e nas medidas de controlo da infecção com a bactéria no hospital, já que "nem sempre as melhores medidas conseguem contrariar esta dinâmica das bactérias".

O ministro da Saúde deu duas semanas à Direcção-Geral de Saúde e ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) para que "habilitem o governo com um relatório detalhado, que seja do conhecimento público", para apurar a forma como as coisas correram.

No fundo, disse Adalberto Campos Fernandes, trata-se de "responder a esta questão muito simples".

"Tendo tudo sido feito de acordo com as normas, o que é que correu menos bem, para que nos víssemos confrontados com um surto que é real, existe, e que não pode em nenhuma circunstância ser dissimulado ou diminuído", realçou o responsável.

O ministro disse que está a acompanhar a situação, tal como o resto do Governo, "a evolução dos acontecimentos de hora a hora".

"Queremos perceber o que aconteceu e ter condições para que nunca mais aconteça", sublinhou.

O ministro deixou ainda uma mensagem de tranquilidade aos utentes dos hospitais e manifestou "confiança nos técnicos" e na actuação que tiveram no Hospital São Francisco Xavier.

O ministro deixou ainda um aviso: os relatórios agora pedidos "não são para encher calendário".

Desde 31 de Outubro, foram diagnosticadas 26 pessoas infectadas com a doença dos legionários, conhecida também por legionella.

Um doente encontra-se numa unidade de saúde privada, outro teve alta, um terceiro está no Hospital Pulido Valente, dois na unidade de cuidados intensivos do hospital São Francisco Xavier e os restantes encontram-se internados no hospital Egas Moniz, em Lisboa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Como habitual
    07 nov, 2017 Lx 15:32
    Os titulos não traduzem a noticia!...
  • o ministro
    07 nov, 2017 Pt 13:55
    não disse que "alguma coisa correu mal no hospital S. Francisco Xavier" ele apenas disse que "alguma coisa correu mal"! É muito diferente e mais uma vez o titulo da noticia não apresenta honestidade intelectual!
  • josé antunes
    06 nov, 2017 GUIMARÃES 11:24
    Tudo corre mal: na segurança, na educação, na saúde,etc,etc. E não se faz nada? Tem que ser ? temos que aguentar?!
  • RC Victor
    06 nov, 2017 lx 09:31
    A austeridade de esquerda na forma de cativações está visível por todo o lado e só não vê quem está ideologicamente eclipsado; mas como agora é de esquerda já é mais do que legitima. Só não há austeridade para a clientela já conhecida da governação e partidos de suporte.

Destaques V+