Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vítimas dos fogos pedem psicólogos especialistas em trauma

03 nov, 2017 - 22:17

Bastonário da Ordem dos Psicólogos junta-se ao alerta da Associação das Vítimas de Pedrogão. Autoridades de saúde afirmam que apoio prestado tem respondido às necessidades relatadas.

A+ / A-

Faltam psicólogos especialistas em situação de trauma no apoio às pessoas afectados pelo incêndio de Pedrogão Grande, alerta a associação que representa as vítimas da tragédia.

Em declarações à Renascença, Nádia Piazza lamenta que entre os psicólogos que estão no terreno não existam estas equipas especializadas.

A presidente da associação diz que, provavelmente, será necessário recorrer a voluntários para que esse trabalho seja feito, para que o trauma não passe a crónico.

“Está a tardar um apoio especializado. É preciso atacar de forma especializada, ou seja, no trauma. Nós estamos em fase de trauma agudo, individualmente e em sociedade. Temos é que evitar que as pessoas passem de um trauma agudo para um trauma crónico e seis meses é considerado uma data limite nessa matéria. Já manifestamos essa preocupação. Relativamente ao trauma, temos recebido pedidos de voluntariado e vamos avançar por aí”, adianta Nádia Piazza.

O bastonário da Ordem dos Psicólogos junta-se a esta preocupação da Associação das Vítimas de Pedrogão.

Francisco Miranda Rodrigues teme que o número de psicólogos no terreno não seja suficiente para fazer o acompanhamento, a longo prazo, das vítimas dos incêndios de Junho e de Outubro.

“A nós preocupa-nos o apoio de continuidade, que após este primeiro mês é necessário garantir. Sabemos que existe preocupação do Governo em acautelar que esse apoio exista, mas temos receio que os recursos sejam insuficientes. Isso exige uma contratação efectiva de profissionais ao nível do Serviço Nacional de Saúde. O número de profissionais existente é muito muito reduzido para as necessidades normais da população, logo, agora mais insuficientes estão”, refere o bastonário.

Perante estes alertas, a Renascença contactou o Ministério da Saúde que explicou que o apoio psicológico às vitimas de Pedrógão Grande continua a ser assegurado por uma equipa da qual faz parte uma psiquiatra, um interno de psiquiatria, dois psicólogos e um enfermeiro, recursos considerados suficientes perante a procura.

No caso dos incêndios de Outubro, continuam no terreno as equipas de emergência das quais fazem parte psicólogos.

Estas equipas foram reforçadas também com o apoio da União das Misericórdias, sublinha o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) Centro. José Tereso diz que o apoio prestado tem respondido às necessidades que têm sido relatadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • andrade da silva
    06 nov, 2017 lisboa 16:52
    Aquando dos acontecimentos solicitei ao sr. GeneraL Chefe o Estado maior do Exército e depois ao Sr.Presidente da República como Comandante Supremo das Forças Armadas que colocassem no terreno,em Pedrogão um agrupamento de Engenharia com psicólogos. com alguma experiência nestas aéreas., but...
  • Viriato
    04 nov, 2017 Malveira 07:53
    Não sei se um psicólogo em trauma consegue fazer um trabalho, achava melhor se fossem psicólogos em bom estado mental
  • 04 nov, 2017 LX 07:32
    Este é um país muito "autoritário"...é só autoridades,! Da saúde, tributária, da "protecção" civil, etc etc etc ...e sabem tudo!
  • rão arques
    04 nov, 2017 penteado 06:44
    Também devem precisar. É preciso apurar se o presidente e o 1º ministro estão a ser assistidos psicologicamente.
  • marg
    04 nov, 2017 lx 01:18
    Não acham que as pessoas pedem é mais segurança, proteção e dinheiro? Querem que as relembrem pouco ao nível do eu e as ajudem mais a reconstruir tudo e a protegerem o que construíram .mais pj, mais sef, mais psp e gnr nas ruas.
  • ANTONIO SILVA
    03 nov, 2017 PORTO 22:44
    DE CORAÇÃO VOS DIGO, QUE PARA ALÉM DAS DESGRAÇAS TERRIVEIS QUE CAIRAM EM CIMA DE VÓS, ACREDITAI TENHO MUITA PENA DE VOS, PORQUE VÃO SER ENGANADIOS PARA TODA A VIDA, JÁ DESTROÇADA!
  • Eu
    03 nov, 2017 Carregal do Sal 22:37
    Falta muita gente no terreno. Quase 2 semanas depois demos de caras com 2 irmãos queimados nos membros inferiores a residir nos escombros da casa k ardeu. Assistentes sociais !?!?!? Zero. A desculpa : ah, são 2 irmãos alcoólicos k fogem quando nos aproximamos ... Pergunto : fogem !?!? Queimados nos membros inferiores? São alcoólicos !? Não merecem respeito , ajuda, compaixão !? Por favor ... Abencoada enfermeira do Alentejo que no terreno os tratou mais a excelente equipa que a acompanhava ... Tão lindo k isto é na altura das campanhas eleitorais... Desculpem o desabafo

Destaques V+