Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro-ministro fala ao país às 20h00

16 out, 2017 - 16:21

Informação avançada à Renascença por fonte do gabinete do primeiro-ministro.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, fala esta segunda-feira ao país sobre a situação após os incêndios de domingo.

A comunicação está marcada para as 20h00, a partir da residência oficial de São Bento, confirmou a Renascença junto do gabinete do primeiro-ministro.

António Costa vai abordar a situação dos incêndios, depois de as autoridades terem declarado que domingo foi o pior dia de fogos do ano.

Os diversos fogos provocaram pelo menos 35 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro já anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal accionou o Mecanismo Europeu de Protecção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    16 out, 2017 Lisboa 18:57
    Os Portugueses precisam saber quantos fogos postos deflagraram este ano. Quem os colocou e quem os mandou colocar. O País foi totalmente posto a fogo. Há muito que se fala em surdina em terrorismo. Já há quem em voz alta também o refira. Todos os anos se verificaram fogos postos. Fogos quase todos colocados pelos bêbados, pelos tolinhos e por todos aqueles que tinham problemas existenciais, lá nas terrinhas. Este ano já se verificaram milhares de fogos, postos a altas horas da noite em simultâneo e em locais de difíceis acessos em locais distantes das populações. Não nos queiram fazer crer que não há mão criminosa e devidamente organizada nestes incêndios e que a culpa é sempre dos mesmos.
  • OutraVez
    16 out, 2017 Portugal 18:24
    Vai dizer ao País que isto (os mortos) se vai repetis mais. Ou irá dizer que um dos mortos é MAI? Essa é que era uma notícia boa nesta altura!
  • fanã
    16 out, 2017 aveiro 18:23
    Já chega de ouvir as lamúrias , do P.R , do 1º Ministro da Sra . Constança e outros mais . Já não são credíveis , este Domingo foi o ponto de ruptura da confiança e de esperança que os Portugueses tinham no Sistema . A multitude de incêndios neste só dia , prova que foram actos devidamente orquestrados por criminosos que deveriam ter prisão perpétua com trabalhos forçados . Não compreendo , de parte do Governo e anteriores Governos o facto de colocar em ultima causa a responsabilidade criminosa , talvez para não afectar certos interesses , pois seria simples de saber a quem aproveita estes crimes . Não se trata só de crime contra a Natureza , mas sim de homicídios , e pouco ou nada é feito para identificar os Grandes Criminosos . Nunca pensei que o projecto de Ordenamento Florestal fosse feito a custa de vidas humanas . Mais não digo !!!!
  • Eborense
    16 out, 2017 Évora 18:17
    Cá para mim, pode ficar calado, porque eu sou daqueles que acham, que cada vez que fala, perde uma boa oportunidade de estar calado
  • Mãe da Bondade
    16 out, 2017 maedabondade.com 17:38
    Nossa Senhora Mãe da Bondade a Fernando Pires em mensagem comunicada no dia 1/11/2015 ------ "Há um político que se governar o vosso país, irá deixar a vossa nação mais abalada, e deste abalo, irá começar um período muito crítico para Portugal. Muita coisa nova irá acontecer. Homens, mulheres e crianças irão sofrer consequências justas e injustas, provocadas por erros. Em Fátima meus filhos alertei o mundo inteiro do perigo da ideologia comunista, vos avisando que esta se espalharia pelo mundo todo. A Igreja do Meu Filho Jesus, por várias vezes, já condenou o comunismo e o socialismo, de sorte que um católico fiel não pode jamais apoiar qualquer forma de socialismo, marxismo ou comunismo, nomes diferentes para o mesmo mal ou o mesmo veneno. Vou relembrar-vos novamente as minhas palavras em Fátima. Alertai-vos :” Se atenderdes aos meus pedidos a Rússia se converterá e terão Paz. Se o não fizerdes a Rússia espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados… Mais uma vez, meus filhos, os meus pedidos não foram atendidos, e o comunismo, o marxismo ou socialismo, se espalhou como uma terrível peste pelo mundo todo. Para se evitar todo este mal meus filhos, é preciso rezar muito o meu Rosário (o terço), fazer penitência, ter devoção ao Sagrado Coração de Jesus Cristo e ao Meu Imaculado Coração."
  • DR XICO
    16 out, 2017 LISBOA 16:49
    Uma mão cheia de nada, um vazio de ideias, nada feito até agora zero e nada para fazer,. muitos estudos, relatórios, muitos a mamarem à pála (EMPRESAS DE AVIÕES, DE MATERIAL INCÊNDIOS, MADEIRA A 1/6 DO VALOR, ETC). novidades para depois da pascoa agora não temos tempo.
  • Abel
    16 out, 2017 Maia 16:42
    Isto é jogar ao ataque! Tentativa de esvaziar o que o PR vai dizer e ameaçar. Começou queda do Costa
  • antonio
    16 out, 2017 lisboa 16:36
    Mais um discurso de lamentos??? Quando se fará alguma coisa? Para o ano há mais?? Votem sempre nos mesmos e terão sempre os mesmos resultados.

Destaques V+