Tempo
|
A+ / A-

“Áreas onde há pastorícia estão todas a arder. Isto não é por acaso"

15 out, 2017 - 18:13

Secretário de Estado Jorge Gomes tem estado a visitar vários teatros de operações e não tem dúvidas de que os incêndios são fogo posto.

A+ / A-

O secretário de Estado da Administração Interna considera que os incêndios florestais deste domingo têm origem criminosa, uma vez que as áreas que estão a arder são aquelas onde há pastorícia.

"As áreas onde há pastorícia estão todas a arder. Isto não é por acaso", disse Jorge Gomes, que está em Arouca, onde está situado o posto de comando do incêndio de Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, à agência Lusa.

Questionado se considerava que os incêndios de hoje tinham origem criminosa, o secretário de Estado respondeu: "Sim".

"Não se põe um país arder de um dia para outro só porque se anunciou que amanhã [segunda-feira] vai haver chuva. Como vai haver chuva, os pastos estão proibidos de fazer queimadas, foi prolongada a proibição até 31 de Outubro, há gente que não resiste a isso, que olha para os seus interesses pessoais", sustentou.

Jorge Gomes disse também que hoje está a ser um "dia muito complicado", existindo "quase 19 grandes incêndios" e é o dia do ano em que se registam "em simultâneo" o maior número de fogos de grande dimensão.

O secretário de Estado garantiu ainda que "estão todos os meios mobilizados", não estando a ser retirados dos distritos que não têm fogos, porque também pode surgir nestas zonas incêndios.

"O dispositivo foi reforçado desde a semana passada em 1.000 homens porque as condições do tempo não desagravavam. Mas isto é tudo insuficiente. Não há muito a fazer a não ser combater os incêndios e defender as pessoas e os seus bens. É isso que estão a fazer os operacionais", acrescentou.

Jorge Gomes ainda vai deslocar-se a outros incêndios.

A adjunta de operações nacional da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar afirmou que hoje "foi o pior dia do ano em matéria de incêndios", tendo sido ultrapassados os 300 fogos florestais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Silva
    18 out, 2017 Coimbra 00:10
    Onde está o ministro da agricultura?
  • Antonio lourenço
    15 out, 2017 sertã 22:52
    O senhor Sec. Estado se entendesse alguma coisa de fogos não faria esses comentarios relativamente a pastorícia, pois dos mais sacrificados este ano são os criadores de . vem num altura destas confirmar aquilo que toda a gente comenta, afirma denuncia mas nenhum politico se preocupou em avaliar a sua veracidade,. escondem-se detrás de relatórios que so mencionam, o que alguns querem e serão censurados, visitas de faz de conta demita-se mais a sua ministra que e um favor que fazem aos contribuintes. precisamos de ACÇÕES NÂO PALAVRAS OCAS, Que os fogos são de origem criminosa toda a gente sabe mas so alguns o sentem na pele para outros encherem os bolsos, ISTO E TERRORISMO
  • Americo
    15 out, 2017 Leiria 18:42
    Boa tarde. Eu gostava de saber qual a razão para a ANPC ter "mandado" para casa os "vigias" enquanto se prolongava a época balnear até 15 de outubro. Eu gostava de saber o que fazem as polícias, além de se esconderem para nos "passarem" multas, em vez de patrulharem as matas para apanharem eventuais incendiários. Toda a gente que seja minimamente inteligente, sabe que para extinguir fogos, os mesmos tem de ser atacados de ínicio. Portanto pergunto novamente: Qual a ração de as "vigias" terem cessado na sua maioria em 30 de setembro ?
  • Prisão
    15 out, 2017 lx 18:36
    para os incendiários. Esta seita funciona como terroristas e deve saber-se a mando de quem? Deverão ser investigados aqueles que estão por detrás destes incendiários! É espremê-los, até confessarem! Terroristas e bandidos!

Destaques V+