Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto entre as cinco cidades favoritas para acolher Agência do Medicamento

10 out, 2017 - 12:58 • Henrique Cunha

Um estudo feito a pedido da Associação Comercial do Porto coloca a cidade portuguesa "em jogo para ganhar".

A+ / A-

Veja também:


O Porto está entre as cinco cidades favoritas para acolher Agência Europeia do Medicamento (EMA), aparecendo classificada com “performance de topo” ou “qualidade muito elevada” nas seis dimensões da avaliação, segundo um estudo divulgado esta terça-feira.

O estudo "A posição do Porto no processo de relocalização da EMA” , feito pela consultora Ernst & Young a pedido da Associação Comercial do Porto (ACP), "coloca a candidatura portuguesa “entre as mais fortes” na corrida à relocalização da agência (que vai deixar o Reino Unido devido à saída deste país da União Europeia), juntamente com Amesterdão, Copenhaga, Estocolmo e Viena.

Para a realização do estudo foram tidos em conta os seis critérios definidos por Bruxelas para a escolha da cidade que vai acolher a agência. O Porto aparece com a melhor classificação em quatro dos seis critérios e encontra-se num segundo patamar ao nível das acessibilidades da cidade e transportes e também ao nível da oferta educativa para os filhos dos funcionários da EMA.

“O Porto está em jogo para ganhar”, frisou Eurico Castro Alves, representante da Câmara do Porto na Comissão de Candidatura Portuguesa à relocalização da EMA, durante a apresentação da análise “crítica e independente” às 19 candidaturas.

Caso a agência europeia venha para o Porto, a cidade apresenta três possíveis localizações: duas na baixa do Porto, em plena Avenida dos Aliados e uma outra na Avenida Camilo, próxima da Escola Alexandre Herculano.

A decisão deverá ser conhecida durante o mês de Novembro. Para promover a candidatura, estão previstas diversas iniciativas em Bruxelas, concertadas com o Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DR XICO
    10 out, 2017 LISBOA 14:36
    "Um estudo feito a pedido da Associação Comercial do Porto" METE O PORTO A GANHAR... EU tb sou o melhor no meu serviço (trabalho sozinho). O Porto depois de limpo lavado, pintado, até que deve ser uma cidade agradavel acreditem

Destaques V+