Tempo
|
A+ / A-

​Portugal com 60% do território em seca severa e extrema

09 set, 2017 - 12:23

Situação em melhorou em Agosto, em relação ao mês anterior, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A+ / A-

Sessenta por cento de Portugal continental estava no final de Agosto em situação de seca severa e extrema, menos 20% do que no final de Julho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"No final do mês de Agosto mantém-se a situação de seca meteorológica em todo o território de Portugal continental, verificando-se um desagravamento da área em seca severa e extrema", indica o boletim climatológico de Agosto.

A 31 de Agosto, 58,9% do território estava em seca severa e 0,7% em seca extrema, contrastando com os 69,6 em seca severa e 9,2 em seca extrema verificados no final de Julho.

Segundo o boletim, 2,6% do território estava em seca fraca e 37,8% em seca moderada, no final do mês passado.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

Apesar deste desagravamento, o mês de Agosto foi quente e extremamente seco, com um valor médio de precipitação em Portugal continental de 8,2 milímetros, o que corresponde a 60% do valor médio, segundo o IPMA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+