Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​MAI ordena inquérito à alimentação dos bombeiros

28 ago, 2017 - 18:08

Inquérito tem por base "várias denúncias, segundo as quais as refeições são inapropriadas face ao desgaste a que os operacionais são sujeitos neste tipo de missão".

A+ / A-

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, ordenou esta segunda-feira à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a realização de um inquérito sobre as condições de fornecimento de refeições aos bombeiros que, durante o mês de Agosto, têm participado nas operações de combate aos grandes incêndios.

“O inquérito hoje [segunda-feira] solicitado, o qual deverá ser entregue à tutela até ao dia 30 de Setembro, tem por base várias denúncias, segundo as quais as refeições são inapropriadas, face ao desgaste a que os operacionais são sujeitos neste tipo de missão”, afirma o Ministério da Administração Interna (MAI) em comunicado.

“Nos termos da Directiva Financeira 2017, a Autoridade Nacional de Protecção Civil suporta financeiramente as refeições dos operacionais que participam no combate aos incêndios, nos seguintes valores: almoço e jantar (7 euros por refeição); pequeno-almoço, lanche e dois reforços (1,80 euros), a que corresponde um total diário de 21,2 euros por operacional”, refere a nota.

O comunicado acrescenta que, “nos termos da Directiva Operacional Nacional n.º 2 - DECIF, os corpos de bombeiros e as câmaras municipais, da área onde decorre o incêndio, têm a responsabilidade do apoio logístico das diversas entidades integrantes do DECIF, nomeadamente a alimentação dos operacionais envolvidos nos teatros de operações”.

Nos últimos dias, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, no concelho de Coimbra, queixou-se da alimentação fornecida aos seus homens durante o combate a um incêndio.
Na rede social Facebook, o comandante Acácio Monteiro publicou fotografias do almoço e do jantar: rodelas de salsicha com esparguete e atum com grão.

"Exige-se dignidade", escreveu o responsável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    29 ago, 2017 aveiro 16:07
    Bombeiros e Protecção civil , odeiam-se e tudo vale para alimentar a fornalha !!!!...........sobretudo em vésperas eleitorais !!!!!......que baixeza !!!
  • Victor
    29 ago, 2017 Lx 10:18
    Refeições impróprias para os bombeiros, equipamento desadequado para os militares, completa descoordenação da ANPC: Austeridade de esquerda, cativações, incompetência, boys, amigos........
  • Alberto
    28 ago, 2017 Funchal 22:53
    É melhor contratar um Chefe Michelin e não esquecer 2 garrafas de vinho por cada pessoa...pode ser "Premium, do Alentejo" !!
  • ana
    28 ago, 2017 lisboa 22:31
    Por acaso vi a publicação que fli partilhada no facebook, uma vergonha, aquela comida dá-se a uma criança pequena e o mais ridiculo salsichas de lata cortadinhas aos bocadinhos, para não se ver a quantidade eu diria que seriam umas 3 ou 4 salsichas que estariam ali naquela pequena embalagem de aluminio. Alguém meteu ao bolso o dinheiro das refeições dos bombeiros isto é inadmissivel deviam ter vergonha na cara, muita vergonha e peso na consciência de tratarem desta forma quem dá a vida para salvar bens e vidas dos outros que seja tudo muito bem investigado e que sejam demitidos os burlões
  • Olr
    28 ago, 2017 Olr 21:48
    Relativamente a denúncia acima referida perguntem ao Exército Português que esteve responsável pela elaboração das refeições nesse tal incêndio o que acontece a carne e ao bacalhau. O Corpo de Bombeiros local conforme solicitado pelo Exército Português forneceu a carne e o bacalhau mas estes não foram confecionados e foram substituídos pelas salchichas e pelo atum. O que há para investigar é o serviço prestado pelo Exército, pois encanto a maioria das refeições foi servida pelo CB Local tudo correu bem.
  • XUXAS MANIPULADORES
    28 ago, 2017 Lx 19:41
    Inquéritos para què? Para o desgoverno os manipular? Os xuxas são manipuladores por excelência..Onde andam os inquéritos das 66 mortes em Pedrõagão? Quem assumiu as responsabilidades politicas? NINGUÉM...Onde anda o zombie que dá pelo nome de Constança? Um país da treta, peta e da teta este com os xuxas manipuladores..
  • J.Batista
    28 ago, 2017 Lisboa 19:08
    O que é feito das rações de combate das Forças Armadas? Assim, não havia a sujeição a estas comidas de prato e de escolha precária. Além disso, acho que €7,00 é caríssimo por esparguete e salsichas cortadas às rodelas(assim parece mais???) e atum com grão. Ninguém pagava isso num restaurante...

Destaques V+