Tempo
|
A+ / A-

Concluída peritagem à árvore que matou 13 pessoas na Madeira

23 ago, 2017 - 18:42

Ministério Público levantou interdição ao Largo da Fonte.

A+ / A-

O Ministério Público concluiu esta quarta-feira a peritagem à árvore que tombou no dia 15 de Agosto na Madeira, causando a morte a 13 pessoas, e levantou a interdição de acesso ao local, no Largo da Fonte, no Monte.

"No âmbito do inquérito onde se investigam as circunstâncias da queda de uma árvore no Funchal que causou mais de uma dezena de vítimas mortais e cerca de cinco dezenas de feridos, decorreram, hoje, trabalhos de peritagem", refere uma nota divulgada pela instituição.

Os trabalhos de peritagem foram levados a cabo por um cientista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) "com especiais conhecimentos na área da fitossanidade e segurança de árvores, seleccionado e nomeado para o efeito pelo Ministério Público".

"Salvaguardada que foi a recolha de prova no local, o Ministério Público entende já não se verificarem os fundamentos para as restrições de acesso que havia determinado, pelo que decidiu levantar as mesmas", lê-se na nota.

As diligências de recolha das demais provas prosseguem com a coadjuvação da Polícia Judiciária, acrescenta.

Um carvalho de grande porte e com duas centenas de anos caiu no Largo da Fonte no dia 15 de Agosto durante as celebrações da Nossa Senhora do Monte sobre pessoas que aguardavam pela passagem da procissão.

A queda causou 13 mortos e 49 feridos, cinco dos quais encontram-se ainda no hospital em "estado estável", segundo informação do Serviço Regional de Saúde (SESARAM).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kimkas
    24 ago, 2017 Porto 15:01
    Por este andar do processo, mais dia menos dia e o "carvalho" vai passar a ser o único e exclusiva arguido da tragédia. Porque se lembrou de cair naquela hora, não podia deixar para depois? Que falta de respeito pelas vítimas e familiares!
  • F Soares
    23 ago, 2017 A da Gorda 19:31
    Afinal a arvore é não culpada ?

Destaques V+