Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Madeira. “Há excesso de eleitoralismo nas análises” à queda da árvore

16 ago, 2017 - 11:47

A acusação é do director do “Diário de Notícias da Madeira”, que esteve em directo na Manhã da Renascença para comentar o acidente com uma árvore que matou 13 pessoas.

A+ / A-

O director do “Diário de Notícias da Madeira” diz que os discursos dos responsáveis políticos da Madeira, na sequência da queda de uma árvore de grande porte sobre dezenas de pessoas, foram marcados pelo ambiente eleitoralista que se vive.

“Percebe-se que há aqui claramente um discurso marcado pelas eleições autárquicas que se avizinham. Ou seja, há excesso de eleitoralismo nas análises e nas declarações. Isso depois tira a lucidez na hora de, quer assumir as responsabilidades quer de diagnosticar realmente o que se passou”, considera Ricardo Miguel Oliveira.

Em declarações à Renascença, o responsável por aquele jornal dá o exemplo das declarações do presidente do Governo Regional a “picar claramente o presidente da Câmara”.

“Foi a tónica para toda uma sucessão de acontecimentos que foram ocorrendo ao longo da tarde de ontem, com a aparição depois de documentos da junta de freguesia a pedir um olhar atento em relação a plátanos. Ora, a árvore que caiu num terreno que nem é público é um carvalho. Daí a nossa leitura hoje de que este eleitoralismo, esta caça ao voto, até confunde tipos de árvores”, sustenta.

Na terça-feira, Paulo Cafôfo, presidente da Câmara do Funchal, garantiu que a árvore que caiu no Monte não dava sinais de qualquer problema, ao contrário do que tinha sido referido por populares no local.

Referindo que o Largo da Fonte "padece de um problema histórico de ramagens de plátanos, com o qual a Câmara do Funchal tem vindo a lidar de forma responsável”, o autarca assegurou que a árvore, um carvalho, nunca esteve sinalizada. Garantiu, contudo, que a Câmara assumiria eventuais responsabilidades no acidente.

Já o presidente do Governo Regional, questionado sobre o facto de já ter havido alertas, desde há cerca de uma década, para o perigo que consistia aquela árvore – portanto, desde o tempo em que era presidente da Câmara do Funchal, garantiu que “sempre assumiu as suas responsabilidades”.

Miguel Albuquerque considerou que, neste tipo de ocasiões, surgem muitas acusações porque são episódios que têm "emocionalmente uma grande carga" e afirmou que a prioridade agora é “tratar dos feridos e apoiar as famílias das vítimas”.

Dia de luto nacional?

Depois da tragédia, o primeiro-ministro apressou-se a enviar uma mensagem de condolências às famílias das vítimas e de solidariedade ao povo madeirense. O Presidente da República decidiu deslocar-se ao local.

O director do “Diário de Notícias da Madeira” elogia as reacções, mas considera que o Governo central deveria ter também decretado luto nacional.

“As entidades da República, quer o Presidente quer o primeiro-ministro, foram bem mais céleres e mais atentos à tragédia, reagindo quase de imediato com mensagens de condolências e com esse gesto que o povo madeirense com certeza regista, que é a vinda à região do Presidente da República. Depois, falhou algo, que é a solidariedade nacional, expressa num luto, nem que fosse num dia nacional”, defende na Renascença.

O último balanço da queda de uma árvore de grande porte no Funchal dá conta de 13 mortos e 49 feridos, sete dos quais continuam internados nas urgências do hospital (um nos cuidados intensivos).

Foram decretados três dias de luto regional e o Ministério Público já abriu um inquérito ao acidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ao do rabo à seringa
    16 ago, 2017 lis 19:02
    anónimo das 16:13. Mas onde é que ouviu que a arvore (o carvalho), estava amarrada a outra árvore! Ouviu mal! A arvore que estava amarrada era um plátano (que ainda lá está amarrada), e não o carvalho! É assim que se lançam as suspeitas!...
  • Ó diogo
    16 ago, 2017 Lx 17:38
    E você o que é que faz na vida? Qual é a sua mais valia? Geralmente quem faz comentários desses é para esconder a sua incompetência!
  • J.M.C.C.
    16 ago, 2017 oeiras 17:14
    Ou não fosse o "Diario de Noticias" da Madeira o orgão oficial do governo PSD Madeira,estou á espera de ver o Passinhos a exigir um rápido apurar de culpados,ou não pode porque está de férias na manta rota....
  • Pedro
    16 ago, 2017 Braga 16:27
    Resposta ao :FILIPE 16 AGO, 2017 ÉVORA 15:18 Olá boa tarde; sem dúvida muito interessante. Tem toda a razão no comentário que faz.
  • 16 ago, 2017 16:13
    SE A ÁRVORE ESTAVA EM BOAS CONDIÇÕES PORQUE ESTAVA AMARRADA A OUTRA ÁRVORE PARA NÃO CAIR? ALGUÉM ESTA A FUGIR COM O RABO Á SERINGA
  • Maria
    16 ago, 2017 Porto 16:06
    Pelo que vou lendo nestes comentários, a atual politica está a por muita gente ceguinha - e isso é mau!!
  • Carlos Gonçalves
    16 ago, 2017 Seixal 15:43
    E são do mesmo partido...olha se fossem os outros. Mas que alguém tem de se responsabilizar, isso tem!!
  • Filipe
    16 ago, 2017 évora 15:18
    Em Portugal é sempre assim , os responsáveis máximos das entidades do Estado escolhem sempre as palavras ideais para se defenderem , por isso talvez mais de 90% tem curso de Direito e uma incompetência séria no que trata a chefiar as entidades que o cartão partidário lhes abre portas nas eleições . Uma árvore qualquer com 200 anos não basta regar ... é preciso manutenção periódica ! E , não sou eu que chego ao pé do Jardineiro Municipal ou Intimo seja quem for particular a podar periodicamente ou a verificar doenças . É o Presidente da Câmara que tem de ordenar certas atividades . É para isso que existem entidades que zelam pelo povo , não é para isso que só existem para comer ordenados do Estado e deixa andar .... ao sabor de contendas políticas . Esse Presidente de Câmara devia logo ter sido preso ! Os acontecimentos aconteceram , já no caso de Sócrates e afins , prenderam , voltaram a prender a mando de um juiz parente da máfia política e ainda hoje andam a ver se o homem realmente assaltou um banco , fez cair uma árvore ou pegou fogo em Pedrógão . A justiça Portuguesa sabe sempre entreter com LAMA na cara do povo acontecimentos para esconder outros , soltam mafiosos dirigentes da PJ por erros judiciais , mas quem os praticou continua a praticar erros propositados . Soltam um aldrabão do MP com ligações ao petróleo para não encavacar quem lhe pede euros emprestados e depois vejam isto : https://postimg.org/image/g6emvon23/ . Boa sorte a todos que votam em Portugal .
  • ilidio reis
    16 ago, 2017 lagos 15:09
    eu queria ver se os mortos fossem familiares destes autarcas de meia tijela aproveite para desejar as minhas condolencias as familias
  • Vieira
    16 ago, 2017 Porto 15:05
    Porque nao dizer muita negligencia e inresponsabilidade, por quem a deveria ter pelo lugar que ocupa Agora e sacudir o capote!

Destaques V+