Tempo
|
A+ / A-

É "muito prematuro" indicar razões para queda da árvore na Madeira, dizem peritos

16 ago, 2017 - 19:07

A queda de um carvalho matou 13 pessoas e feriu 49.

A+ / A-
Madeira. Queda de árvore faz 13 mortos
Madeira. Queda de árvore faz 13 mortos

A equipa de técnicos que está a investigar a queda de uma árvore que matou 13 pessoas na terça-feira, no Largo da Fonte, Funchal, revelou esta quarta-feira que é ainda "muito prematuro" avançar os motivos que provocaram o acidente.

"Apenas iniciámos os trabalhos, a peritagem, a parte fitossanitária e a parte biomecânica da árvore e também de todo o espaço envolvente e amanhã [quinta-feira] prosseguiremos os trabalhos e mais averiguações com mais detalhe", disse José Carlos Marques, director do Departamento de Ciências e Recursos Naturais da Câmara do Funchal.

Além deste responsável, a equipa técnica é composta por um perito exterior, Pedro Ginja, do Instituto Superior de Agronomia, pelo responsável dos Espaços Verdes da autarquia funchalense, Francisco Andrade, e ainda por Rocha da Silva, que foi indicado pela Diocese do Funchal para acompanhar os trabalhos.

Ainda não está totalmente esclarecida a posse legal sobre o jardim onde se encontrava o carvalho centenário que matou 13 pessoas no dia de Nossa Senhora do Monte, a padroeira da Madeira, mas tudo indica que o proprietário é a Diocese do Funchal e o responsável pela gestão do espaço é a Câmara do Funchal, situação que explica a presença de técnicos indicados pelas duas partes.

José Carlos Marques explicou, por outro lado, que o Largo da Fonte, no centro da freguesia do Monte, vai continuar interdito à circulação de pessoas enquanto decorrerem os trabalhos de peritagem, não sendo ainda possível indicar quantos dias vão durar.

"É prematuro dizer hoje quando é que terminam as peritagens", vincou, realçando, porém, que a área, rodeada de árvores centenárias de grande porte, está vedada não por constituir um risco para segurança das pessoas, mas sim para não evitar interferências nos trabalhos.

A equipa de técnicos retoma quinta-feira as investigações e, no final do dia, fará o novo balanço.

A queda do carvalho matou 13 pessoas e feriu 49 ocorreu no Largo da Fonte, durante a celebração da Festa do Monte, em honra da padroeira da ilha.

Oito das vítimas mortais são do sexo feminino e cinco do masculino, sendo uma criança de 1 ano e as restantes com idades entre os 28 e 59 anos. Uma mulher francesa e outra húngara estão entre os mortos.

No dia da tragédia, o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    17 ago, 2017 aveiro 20:07
    A árvore e o vento vão acabar em tribunal com condenação de pena máxima, e justiça será feita Sr. Pedro das 14.53 !
  • Pedro
    17 ago, 2017 Braga 14:53
    O universo não conspira...Os últimos acontecimentos, que têm assolado o País, é fruto de muita incompetência... Até quando, haverá este regime de impunidade e ninguém é responsabilizado... Uma vergonha...
  • palhaço
    17 ago, 2017 ilhéu 12:33
    É o país dos inquéritos e dos PAPAGAIOS. Agora os espertinhos sacodem a água do capote. É mais do que verdade que a Câmara estava avisada da situação e devia ter tomado as medidas necessárias, mas não tomou. Mesmo que a árvore esteja em propriedade privada, a Câmara é sempre responsável pelo que aconteceu, porque compete à Câmara tomar medidas para evitar estes acidentes. Se uma casa do Zé estiver em situação de ruir para a via pública, é a câmara que vai tomar as devidas precauções e o mesmo acontece com árvores e tudo o mais que ponha em risco a vida e os bens das pessoas. A Câmara não o fez, portanto é a principal responsável, seja a árvore de privado ou não. Possivelmente se é de privado e se este a quisesse deitar a baixo ou o fizesse, TERIA SIDO INCOMODADO E DE QUE MANEIRA.
  • André
    16 ago, 2017 Azinhal 19:34
    A estupidez humana não pára de me surpreender. Principalmente a estupidez dessa escumalha de técnicos e diretores disto e daquilo. Façam lá uma comissão de inquérito, encomendem um estudo ao departamento da proteção da bicharada e das arvorezinhas porque na realidade é uma coisa dificílima de descobrir porque é que uma árvore centenária caiu. Não basta existir um tacho numa câmara chamado departamento de ciências e coisa e tal... cheio de cientistas. Eles são técnicos das ciências fitossanitárias, eles são técnicos da biomecânica, eles são filhos de senhor fulano de tal...(bem esta parte não era para se dizer, porque o lápis azul da RR ainda me risca...) Sabeis que mais? Sóis uns pantomineiros!!

Destaques V+