Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nada pára o fogo no Fundão. "Está a espalhar-se por uma área com várias localidades"

15 ago, 2017 - 11:31

Sete pessoas ficaram feridas, já arderam casas e continua a haver aldeias ameaçadas. Na segunda, foi accionado plano de emergência municipal.

A+ / A-

O incêndio que afecta a Serra da Gardunha, concelho do Fundão, continua esta terça-feira de manhã a avançar "com muita intensidade, numa área gigante", havendo várias aldeias na linha do fogo e alguns pomares de cereja ameaçados, diz o presidente da Câmara.

O incêndio, que começou em Louriçal do Campo (Castelo Branco) no domingo, e que alastrou, ao meio da tarde desse dia, ao território do Fundão, "continua a lavrar com muita intensidade", com "frentes descontroladas", descreve Paulo Fernandes à agência Lusa.

De manhã, os operacionais estavam a tentar "atacar algumas dessas frentes", aproveitando a descida da temperatura, mas "a situação continua muito grave e as chamas muito fortes".

"Há várias aldeias na linha do fogo: Alcongosta, Souto da Casa, Alpedrinha e depois, dentro de Souto da Casa, que é sede de freguesia, há várias anexas que podem estar também em perigo", refere ainda o autarca, frisando que "o fogo está a espalhar-se por uma área muito grande com várias localidades".

Até ao momento, há uma casa de primeira habitação afectada pelas chamas e "várias casas de segunda habitação, em Castelo Novo e Alpedrinha", com algumas a ficarem "inabitáveis".

Alguns pomares de cereja – produto com grande impacto na economia local – “estão a ser afectados pelas chamas, mas ainda não é em grande quantidade".

No entanto, o fogo "está-se a aproximar" de uma zona de pomares, estando os bombeiros a tentar impedir que lá cheguem.

De acordo com Paulo Fernandes, os quatro bombeiros que sofreram ferimentos ligeiros durante a noite já tiveram alta.

Ao princípio da noite de segunda-feira, a Câmara Municipal do Fundão accionou o Plano de Emergência Municipal. São já seis os planos municipais de emergência accionados por causa dos incêndios dos últimos dias.

Segundo a página da Protecção Civil na internet, o incêndio que afecta o concelho do Fundão mobilizava, às 10h45, 335 operacionais, 98 meios terrestres e seis meios aéreos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    15 ago, 2017 Lisboa 15:46
    Nada pára os incendiários...assim é que notícia era bem dada...
  • mendes
    15 ago, 2017 braga 12:48
    pomares de cereja ameaçados --entao as cerejeiras tambem ardem afinal nao sao os eucaliptos que pregam o fogo quando chegarem as chuvas facam um estudo de quem enriqueceu com os incendios e quantos incendiarios foram devidamente condenados e os politicos que nao venham com desculpas esfarrapadas nem os bombeiros armados em herois nem os advogados defender os incendiarios a verdade e esta so os donos dos terrenos ficam a perder porque de resto todos ganham nao venham com desculpas que sao os fumadores ou aqueles que fazem queimadas os culpados vejam quem sao os donos dos avioes e quanto ganharam nos conbates um fogo domina se com um contrafogo e nao com chuva miudinha lancada pelos avioes ou pela mangueira do bombeiro ou pelo paleio dos ministros e da protecao civil porque a maioria deles numca fez uma fogueira na serra na universidade nao ha fogos uma vergonha uma miseria uma desgraca o que se esta a passar que o s pedro tenha pena deste pobre pais governado por oportunistas e ladroes e por uma esquerda que se preocupa e com as lesbiscas maricas e minorias que lhes dao os votos ainda nai vi nenhum politico pedir prissao perpetua para os incendiarios e seus mandantes

Destaques V+