Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio. Activado plano de emergência municipal em Castelo Branco

15 ago, 2017 - 23:41

Autarquia está preocupada com o fogo que atinge o Fundão.

A+ / A-

A Câmara de Castelo Branco decidiu activar o Plano de Emergência Municipal, devido ao fogo que progride no concelho, o mesmo que afecta o Fundão, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.

O Plano de Emergência Municipal foi activado às 22h30, face à "gravidade da catástrofe", importando "agilizar a resposta" às populações afectadas, explanou o presidente da Câmara, Luís Correia.

Segundo o autarca, o incêndio que lavra no concelho do Fundão e em Castelo Branco entrou hoje "com muita força" na localidade do Louriçal do Campo, onde o fogo tinha deflagrado, no domingo.

"Foram três dias muito difíceis, mas hoje foi, na verdade, o mais difícil", frisa Luís Correia, contando que casas devolutas arderam e "puseram em perigo e afectaram ligeiramente casas vizinhas".

Contabilizam-se também quintais ardidos e propriedades agrícolas, fundamentais para uma população que tem na agricultura um meio de subsistência.

O fogo, aclara, começou no domingo "perto do Louriçal do Campo e foi para São Vicente da Beira, uma freguesia vizinha, passou por um lado da aldeia de Casal da Serra e regressou em direcção ao Louriçal, onde entrou com muita força e com uma velocidade muito grande".

Os aceiros feitos durante a noite à volta da aldeia não foram suficientes para travar o fogo, notou.

Na segunda-feira, também a Câmara do Fundão decidiu activar o seu plano de emergência.

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, chegou, por volta das 22h00, ao posto de comando do Fundão, instalado junto ao seminário.

De acordo com a página da Protecção Civil, o incêndio que afecta Castelo Branco e Fundão mobilizava, às 23h25, 566 operacionais e 167 veículos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+