Tempo
|
A+ / A-

Fogo entrou em Vila de Rei “completamente descontrolado"

14 ago, 2017 - 10:07

Uma casa de primeira habitação ardeu por completo e mais de 100 pessoas tiveram de ser deslocadas devido à aproximação das chamas. Tudo começou durante a tarde de domingo.

A+ / A-

Veio do distrito vizinho (Santarém) e entrou em Vila de Rei (distrito de Castelo Branco) “completamente descontrolado”. É assim que o presidente da Câmara descreve a chegada do fogo que tinha começado em Ferreira do Zêzere.

“Estávamos a prevenir, mas não conseguimos. Ainda estamos a tentar controlar o fogo”, afirma Ricardo Aires à Renascença, nesta segunda-feira de manhã.

Foi durante a tarde de domingo que as chamas invadiram o concelho de Vila de Rei, “a uma velocidade de propagação acima do normal”, como descreveu a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil. É “um fogo violento”, disse também Patrícia Gaspar.

Prova disso é o número de pessoas que tiveram de ser deslocadas preventivamente das suas casas (120) e a quantidade de área que já ardeu: um terço do concelho. “Numa tarde”.

As chamas também não pouparam uma casa de primeira habitação, “que ficou completamente ardida”, além de “muitas casas devolutas e muitos barracões de casas com meios agrícolas”, refere o autarca, adiantando que não tem “notícia de nenhum ferido”.

Com menos calor durante a manhã e oito meios aéreos já em acção, Ricardo Aires espera “que se consiga acabar com o fogo” ainda hoje e “o mais rapidamente possível”.

Portugal é o país da União Europeia com mais área ardida neste ano: 139.586 hectares. Quase um terço do total da área ardida nos 28 países da União Europeia: mais de 380 mil hectares, segundo dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais, que compara a área ardida até dia 5 de Agosto (2017) com a média dos últimos oito anos (2008-2016).

Só neste ano, já ardeu em Portugal uma área seis vezes superior à média registada nos oito anos anteriores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ó paulo jorge
    14 ago, 2017 lis 17:45
    Se houvesse um desnorte na estrutura de comando da proteção civil os fogos não se apagavam nem terminavam, como vem acontecendo! O problema é que quando está um resolvido está outro de imediato em inicio de ignição! Isto nada tem a ver com descontrolo! Experimente em ocupar o lugar de comando e depois afirme com honestidade que é capaz de assegurar o controlo dos incendiários! Treinadores de bancada é o que não falta neste país!
  • Paulo Jorge
    14 ago, 2017 Lisboa 14:10
    O que estamos a assistir é de facto muito grave e não vejo ninguém do espectro político esquerdo ou direito, a explicar ao país o que se está a passar. Parece que está tudo a banhos no litoral com o país completamente a arder. Há um grande desnorte na estrutura de comando e controlo da proteção civil nacional, onde não se olha as lições aprendidas, porque meios, caramba, nunca vi tanto carro de bombeiros xpto como os que existem actualmente, meios aéreos por todo o lado, sistemas de comunicações que custam milhões, brigadas de combate aos incêndios, forças de reação rápida, sistemas de apoio a decisão bla bla bla ... milhões e milhões do erário público para o lixo literalmente para queimar. Exige-se uma explicação e começar-se a planear o futuro, porque com as visíveis alterações climáticas a par de muitos interesses da "indústria" do fogo será este o sufoco anual do nosso verão
  • Luis
    14 ago, 2017 Lisboa 13:54
    Quem os coloca sabe bem o que anda a fazer. Ainda hoje se ouviu um autarca a falar em terrorismo.Muitos já disseram o mesmo.
  • Jorge
    14 ago, 2017 Portimão 12:32
    Os "fogos florestais" têm origem CRIMINOSA! Ouvi (ou li) no Sábado (ou Domingo) que foi "preso em flagrante delito" um incendiário! Ao que sei, pela tal notícia, o homem é reincidente! Estava "com termo de identidade" ... UM INCENDIÁRIO É "AUTORIZADO" POR UM JUIZ A "ANDAR - QUASE - EM LIBERDADE"? E o "juiz"? Vai continuar a "exercer essas funções"? De quem é RESPONSABILIDADE CÍVICA de "deixar criminosos impunes"? DA "PALHAÇADA DE justiça" QUE TEMOS"!
  • JR
    14 ago, 2017 Lisboa, Puto 12:24
    Os comunas começaram a rebentar com isto há 43 anos. Acabem com o resto todo. Rebentem com esta espelunca de ladrões, corruptos, traidores, pretos, ciganos e toda a escória de portugueses. Agora apaga.
  • José Saraiva
    14 ago, 2017 Viseu 12:17
    mas de certeza que começou BEM CONTROLADO!...como a grande maioria...

Destaques V+