Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 52 o número de incendiários detidos este ano

08 ago, 2017 - 10:43

As chamas já consumiram mais de 128 mil hectares – a maior área ardida no mesmo período na última década e quase cinco vezes mais do que a média anual dos últimos dez anos.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) já identificou e deteve 52 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal este ano.

O último foi um homem, de 32 anos, detido por fortes indícios da prática de quatro crimes. A nota revela que os factos ocorreram entre 7 de Junho e 6 de Agosto, sempre no período nocturno, em terrenos próximos da sua casa no concelho de Vendas Novas.

Segundo o balanço da PJ, outro dos suspeitos é um homem com 72 anos, reformado, suspeito de ter ateado um fogo em Vreia de Jales, Vila Pouca de Aguiar. O incêndio, ocorrido no dia 17 de Julho de, pelas 8H45, "colocou em perigo uma vasta mancha florestal, que apenas não foi consumida devido à intervenção dos meios de combate, designadamente de uma equipa do GIPS da GNR, apoiada por um meio aéreo".

Também foi detida uma mulher de 48 anos, divorciada e desempregada.

"Este incêndio de grande dimensão começou junto à Foz da Amieira, Malhadal, Proença-a-Nova, pelas 20h35 e foi ateado pela suspeita com um cigarro, após ter ingerido bebidas alcoólicas num quadro de desorientação emocional, face aos problemas de conflitualidade com o seu ex-companheiro", descreve o comunicado. Ardeu uma aérea calculada em mais de 200 hectares.

O balanço da Judiciária fala ainda de um homem de 30 anos, desempregado, indiciado pela prática de cinco crimes de incêndio florestal em Baião. As ocorrências tiveram lugar ocorreram no dia 20 de Julho no lugar do Casal, Baião, e que pôs em perigo floresta, mato, campos agrícolas e habitações, segundo o comunicado oficial.

O detido é ainda suspeito de ser o autor de uma outra ignição ocorrida no mês de Junho, no mesmo lugar do Casal.

Todos os detidos vão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

Este ano, os incêndios florestais já consumiram mais de 128 mil hectares – a maior área ardida no mesmo período na última década e quase cinco vezes mais do que a média anual dos últimos dez anos.

Só no distrito de Leiria, o mais afectado pelo grande incêndio de Pedrógão Grande, arderam 20.072 hectares de espaços florestais (cerca de 98,6% da área ardida no distrito).


[notícia actualizada às 12h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jmsc
    11 ago, 2017 barreiro 12:12
    a PJ deteve 52 presumíveis autores de fogo posto. A culpa, se existir, apura-se em julgamento.
  • marco
    08 ago, 2017 portugal 11:11
    Olá, Os verdadeiros seres humanos são aqueles que sabem como chegar ao seu resgate, para o seu semelhante quando eles sofrem. Esse Homem me fez um empréstimo sem me complicar a tarefa, ao nível dos documentos exigidos pelos bancos no empréstimo de aplicações. Se você estiver em uma necessidade financeira,ele foi o meu salvador.você pode contatá-lo por e-mail e siga as suas orientações e você ficará satisfeito com o em 48 horas no máximo .qualquer pessoa em necessidade urgente de qualquer quantidade de dinheiro, entre em contato conosco pelo e-mail : diplonfernando@gmail.com; marcofilano@outlook.com ou whatsapp 33785863543 Empréstimos entre particulares sérios e honestos. NB : não chama por favor escreva-nos web site :https://estellebelankou3.wixsite.com/monsite

Destaques V+