Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alerta da Zero em tempo de seca. Apenas 1,2% da água das estações de tratamento é reutilizada

24 jul, 2017 - 08:18

Estas águas podem ser utilizadas para a rega agricultura, lavagem de pavimentos e viaturas, lavagem de contentores de resíduos sólidos urbanos e ecopontos ou rega de espaços verdes urbanos.

A+ / A-

Numa altura em que a maior parte do país está em situação de seca, a associação ambientalista ZERO diz que que Portugal desperdiça quase toda a água proveniente das estações de tratamento.

Um levantamento feito pela associação revela que apenas 1,2% das águas residuais tratadas nas estações de tratamento (ETAR) é reutilizada.

Estas águas podem ser utilizadas para vários fins, como a rega na agricultura, lavagem de pavimentos e de viaturas, lavagem de contentores de resíduos sólidos urbanos e ecopontos, rega de espaços verdes urbanos e a recarga de aquíferos ou mesmo a reabilitação e criação de zonas húmidas.

Da análise que efectuou aos dados, a ZERO concluiu que, das 265 entidades que têm a seu cargo a gestão de serviços de recolha, drenagem e tratamento de águas residuais, só 23 entidades têm por prática reutilizar as águas residuais tratadas, num total de 7,8 milhões metros cúbicos, a que corresponde 1,2% da água residual tratada em ETAR.

Bom exemplo

Entre as entidades identificadas como mais relevantes no aproveitamento de águas residuais, a Zero destaca a Águas do Algarve, que reutiliza 3,5% das que foram tratadas para lavagem de equipamentos e rega de campos de golfe e outros espaços.

Esta prática é adoptada em 13 ETAR algarvias - Almargem, Vila Real de Santo António, Loulé, Quinta do Lago, Vilamoura, Olhão Nascente, Faro Noroeste, Albufeira Poente, Ferreiras, Vale Faro, Boavista, Silves e Lagos, especifica a associação ambientalista.

Portugal é um dos países da Europa onde o aproveitamento desta água é mais baixo. Na União Europeia são reutilizados anualmente cerca de mil milhões de metros cúbicos, correspondendo a cerca de 2,4% de água residual tratada. É objectivo da UE chegar aos seis mil milhões de metros cúbicos de água residual tratada.

Prioridades

A Zero defende que algumas medidas são prioritárias em algumas bacias hidrográficas, nomeadamente dos rios Leça, Tejo, Sado, Guadiana e das ribeiras do Oeste e do Algarve, que se encontram na categoria de "escassez severa".

Para os ambientalistas, a legislação não é clara relativamente à reutilização de águas tratadas e há um trabalho de regulamentação que o Governo tem de fazer.

“É fundamental haver apoios claros e directos em termos de financiamento ao chamado POSEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, onde o objectivo é operacionalizar esta reutilização das águas residuais; há também alguma articulação entre os ministérios da Agricultura e do Ambiente para avaliar e utilizar o potencial de rega de áreas agrícolas promovendo assim a reciclagem de nutrientes que estas águas acabam por ter”, avançou à Renascença Francisco Ferreira, da ZERO.

A análise da associação partiu dos dados disponibilizados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) relativos a 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    24 jul, 2017 Seixal 16:08
    Plenamente de acordo, mas neste país de oportunistas, quando os presidentes das câmaras, cobram aos munícipes, taxas pelos canos do gás natural que passam no subsolo e taxas pelos cabos de telecomunicações que andam pelo ar, provavelmente devem estar à espera que os amigalhaços do costume legislem, para criar a taxa de reutilização das águas residuais tratadas, para juntar ao rol das outras que veem no recibo da água.
  • No país da diversão
    24 jul, 2017 Lisboa 10:59
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Não sei se Zero quer dizem que valem zero? Este país tem um atraso civilizacional pois existe violação de direitos humanos, falta de proteção aos mais fracos, abuso e opacidade nos poderes, censura e manipulação constante nos media para iludir/enganar as pessoas. Já não chegava o ser humano por vezes ser tratado pelos media abaixo de cão, de raposa, de cobra, de sapo, de ambiente, agora como vi ontem também de javali. Haja respeito! Mas grandes culpados são o povo que compactua com isto e ainda gosta de ser manipulado!
  • Rui
    24 jul, 2017 Póvoa 10:14
    Esta e outras entidades ambientais que tanto lutam contra as barragens, açudes e outras formas de armazenamento de água, devia tb pensar que 99 % da água pura que corre nos rios vai para o mar... É desperdiçada. Incrível que só se lembrem que o país necessita de armazenar água em tempos de seca 😢
  • Morais
    24 jul, 2017 lisboa 09:34
    O costume, somos os campeões no desperdício .Lá há-de chegar o tempo em que tudo vai ser aproveitado.
  • AM
    24 jul, 2017 Lisboa 09:27
    É cómodo mandar bitates, ou andam a passear as letras?

Destaques V+