Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Idosa de 90 anos confiou no IRS automático e agora tem 768 euros para pagar

13 jul, 2017 - 08:57 • Ângela Roque

Esta contribuinte garante que recebe pensão própria na ordem dos 360/370 euros e outra pensão de viuvez na ordem dos 200 euros.

A+ / A-

Há contribuintes que confiaram no IRS automático e que agora estão a receber ordem de pagamento com valores muito diferentes dos habituais.

É o caso de Marcolina Campos, residente em Lisboa. Em entrevista à Renascença, em sua casa, na Madragoa, esta idosa de 90 anos diz que, este ano, por indicação de terceiros, não “fez o IRS”, tendo sido submetida às Finanças a declaração pré-preenchida pelo fisco.

“Na sexta-feira, recebi aquela carta a dizer que eu tinha de pagar 768,33 euros porque eu não fiz o IRS”, explica.

“Tenho uma reforma tão pequenina, fiquei desolada… Como é que vou pagar isto?”, questiona-se.

Esta contribuinte garante que recebe pensão própria na ordem dos 360/370 euros e outra pensão de viuvez na ordem dos 200 euros.

Marcolina Campos, que fará 91 anos em Setembro, não sabe ler nem escrever, por isso tem tido sempre quem lhe faça o IRS. “Nunca paguei nada, nem nunca recebi, nunca tive problema nenhum. Se me tivessem dito que tinha de fazer eu tinha feito”. Como nos outros anos.

Impedida de sair de casa há seis meses, porque não consegue descer nem subir as escadas, Marcolina tem algum apoio da Junta de Freguesia da Estrela, mas são os vizinhos que lhe fazem as compras.

“Tenho que pedir a alguém que me as faça, porque eu não consigo. Hoje peço a uma senhora, amanhã a um cavalheiro, outras vezes chamo o miúdo da rua para me ir comprar qualquer coisa”, explica. No entanto, não tem tido o hábito de pedir factura com o seu número de contribuinte. “Tínhamos aquela ideia que não era preciso”. Agora vai tratar disso: “já tenho ali um papelinho para levarem quando me forem fazer compras”.

Contactado pela Renascença, o Ministério das Finanças garante estar atento à situação e a acompanhar os casos que surjam.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • miguel
    16 jul, 2017 porto 19:12
    não vale a pena lamentos nem propaganda a radio fazista renascença por quem com uma reforma dessas tem de pagar se tiveste uma reforma até 6000 euros nem era neçesario meter irs
  • c.santos
    15 jul, 2017 Lisboa 22:10
    Nao me admira este Senhora, pq a mim aconteceu o mesmo, tenho reforma 700 euros, 135 de uma renda, sobre a reforma ja fica retenção e agora tenho de pagar 500 euros. Entreguei a declaração elborada pelo funcionario da AT. Fui tentar ver se havia erro, mas sou considerada rica , com um renimento de 835 euros. Portanto um mês inteiro do meu rendimento vai para o IRS. Se eu gastar tudo cada mês, ha um, que nao posso existir, estas são as alterações feitas a favor das classes sociais desfavorecidas Ok!... é PS
  • Maria Do Rosário da
    14 jul, 2017 Póvoa Santa iria 08:24
    só falam que são roubadas no IRS e quando somos roubados pelo motorista da boa viagem foi o que aconteceu comigo dia 7.do 7 fui roubada em 5 eros pelo ser.carlos Ferreira motorista da n.40 reclamei o meu troco e ele foi malcriado ainda me pôs fora do autocarro o ladrão vigarista ade de os gastar em medicamentos cá se paga tudo .
  • Paulo
    13 jul, 2017 Marques 20:17
    570 € x 14 = 7.980 € Dispensada de entrega de IRS. Se optar por entregar, com o mínimo de existência, não dá imposto a pagar. O mesmo deveria acontecer com uma declaração automática de IRS transformada em definitiva, se é que foi o caso. Ou faltam informações na notícia ou há um erro muito grande. Enviem-me o contacto da senhora para eu lhe resolver o problema, que há-de ser uma coisa simples. Se ela tivesse falado com o contabilista da RR em vez do jornalista, certamente já estaria resolvido.
  • António Oliveira
    13 jul, 2017 Coimbra 19:56
    Das duas, uma: ou a idosa está a falar verdade e ganha mesmo quinhentos e tal euros por mês, obtendo anualmente um rendimento inferior a 8.500,00 euros e ficando assim isenta de pagar IRS, não sendo necessário apresentar despesas (artº 70º, nº 1, do Código do IRS) ou afinal não está a dizer toda a verdade e ganha mais do que disse, ultrapassando aquele limite mínimo de existência, sendo então necessário pedir faturas com o seu número fiscal para assim apresentar despesas dedutíveis à coleta.
  • Carlos Costa
    13 jul, 2017 Santarem 19:03
    Estamos perante um governo de LADRÕES!!!!!
  • Toni
    13 jul, 2017 Torres Novas 18:51
    Isto só revela incompetência de que quem submeteu o IRS , se é que o fez, porque as pessoas quando não sabem também não estão preocupadas em saber. Ante de submeter os rendimentos devia de haver a preocupação de saber até quanto (em valor) é que os pensionistas tem de fazer o IRS. Uma pessoa minimamente informada, sabe que os pensionistas com rendimentos inferiores a 8.500 euros estão dispensados de declarar rendimentos. Há pessoas que se julgam mais sabedoras que outras, mas depois só fazem é Merda e da Grande. Abram os olhos, vão às finanças e informem-se convenientemente. Essa informação ainda é de Borla. Cambada de Otários.
  • mara
    13 jul, 2017 Portugal 18:42
    Uma vergonha como esta tropa que grita igualdade trata as pessoas idosas e não só, enfim são as leis do que é teu é meu e o que é meu é meu...
  • Manuel
    13 jul, 2017 Lisboa 18:37
    Srs Jornalistas, que tal pedirem à senhora para vos mostrar os rendimentos dela e a nota de liquidação do IRS. Aposto as minhas fichas todas em como vão ver que a senhora ganha pelo menos, 1060 euros mensais (pode ir até aos 1432) no cúmulo das pensões recebidas mensalmente. Provavelmente recebe 400 euros da pensão dela, mais 400 a pensão de viuvez e mais algum de complementos. Foi na soma desses todos que surgiram os tais 700 e tal euros para pagar, onde a senhora só terá deduzido as despesas de saúde e um valor pequeno das despesas gerais. Acontece muito a pensionistas que recebem várias pensões, como são de orgãos e razões diversas, em cada uma não existe retenção, na soma delas, é preciso pagar.
  • 13 jul, 2017 17:37
    Aparece cada cromo ignorante neste fórum , que é de bradar aos céus . há pessoas que não sabem do que falam e em vez de irem limpar a casa passam o dia a dizer asneiras

Destaques V+