Tempo
|
A+ / A-

Azeredo Lopes. “Não é admissível a falta de videovigilância” em Tancos

30 jun, 2017 - 20:23 • Carlos Calaveiras

"Há quebras e falhas de segurança muito superiores" à verificada nos paióis de Tancos, admite o ministro da Defesa.

A+ / A-

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, considera que “não é admissível a falta de videovigilância” junto aos paióis de Tancos, de onde foi roubado material militar.

Em entrevista à SIC, o governante reconhece que esta “é uma situação grave” e “justifica preocupação”. “Justifica preocupação, mas, sem menosprezar minimamente a gravidade dos factos, não é a maior quebra de segurança. Há quebras e falhas de segurança muito superiores a esta”, diz. "Nem é preciso evocar os trágicos acontecimentos que têm varrido o continente".

Azeredo Lopes acrescenta que já solicitou um conjunto de inspecções a outras instalações militares sensíveis, quer do Exército, quer da Força Aérea, quer da Marinha. O ministro confirma que o “exército reforçou vigilância desses paióis e abriu um inquérito”. Está também a ser feita “uma avaliação de risco”.

O governante lembra que já estavam previstas verbas para obras (316 mil euros, mais IVA, para a "reconstrução da vedação periférica exterior no perímetro norte, sul e este dos Paióis Nacionais de Tancos". “O ministro não é informado de que há uma vedação em Tancos que não está em condições”, refere. “Por muito estranho que possa parecer o ministro da Defesa Nacional não sabe se há falta vigilância em Tancos, aloca ao Exército a tarefa de manter a segurança no local.”

Aos parceiros da NATO “foi dita a verdade” sobre o roubo. "Não podia ser de outra forma”, acrescentou.

O Exército confirmou esta sexta-feira que desapareceu material militar em grande quantidade.

O PSD e o CDS já anunciaram que querem ouvir o ministro da Defesa no Parlamento sobre este assunto e os social-democratas também requereram a audição do chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pagante
    01 jul, 2017 Alfeizerão 13:56
    Ora vejam bem onde vai parar o dinheirinho que nos lixam em impostos e que tanto nos custa a ganhar . Mas fazem-se mais umas selfies junto de um paiol e fica tudo bem outra vez .
  • António
    01 jul, 2017 portugal 12:13
    O gov cortou na despesa porque forças armadas Não dá votos. Resultado está à vista. Mais as mortes no incêndio e assim vamos. Entretanto o sr costa manda fazer estudo para saber se a sua popularidade foi afectada. Tridteza
  • Cidadao
    01 jul, 2017 Lisboa 11:06
    Somos um País membro da NATO, com destacamentos, mesmo diminutos, em vários pontos do Mundo e uma extensa fronteira marítima a vigiar. As Forças Armadas não podem funcionar devidamente com o nivel de efectivos que actualmente têm. O resto são cortes cegos e muito "deixa andar". Desinvestimento nas Forças Armadas, incúria e irresponsabilidade e o tradicional "Nacional Porreirismo", para além de burocratização e incompetência, explicam este caso.
  • Luis
    01 jul, 2017 Lisboa 09:29
    Não há videovigilância? Reforça-se a vigilância física. Porque não foi feito? É caso para perguntar se ouve mesmo roubo, se ouve desvio ou se ouve desvio simulado como roubo. A "ver" vamos como dizia o cego.
  • marta
    01 jul, 2017 viseu 01:15
    esta para mim e nova entao um paiol militar guarda se com vidiovigilancia- bom se assim e -entao nao precisamos de tropa nem de ministro da defesa estou admirada como e que descobriram tao rapido a arvore que dizem ter causado o incendio e ainda nao descobriram quem assaltou o paiol porque pelo que leio eles nao levaram o material nos bolssos aposto que foi em um carro militar ja sei o carro tambem foi roubado do quartel do centro de instrucao de coimbra ku
  • maria
    01 jul, 2017 lisboa 01:03
    o que e que se pode esperar de um ministro da defesa que nem sabe o que e um morteiro 120 e penssa que um mercedes e uma chaimite kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • SALAZAR
    30 jun, 2017 LX 22:34
    MAS NÃO É ELE O MINISTRO DA DEFESA?
  • Victor
    30 jun, 2017 Lx 21:41
    Este ainda vai dizer que não passou tudo de uma grande confusão em que se esqueceram que tinham transferido o material para outro paiol ou até gasto nalgum exercício.... entretanto a tragédia de Pedrogão ficou eclipsada assim como a ministra, a vigarice do siresp, etc.
  • Raul Cabral
    30 jun, 2017 Porto 21:33
    Puxe dos galões e puna seja quem tiver culpas.Se o não. fizer de imediato DEMITA-SE.
  • Victor
    30 jun, 2017 Lx 21:14
    Este já está a sacudir a água do capote, não tem responsabilidade alguma....LOL.... foram as câmaras, os cabos, a vedação, os outros, etc.

Destaques V+