Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prioridade é ajudar as famílias a recompor a vida, diz Costa

18 jun, 2017 - 13:39

Primeiro-ministro referiu-se às vítimas já encontradas e outras que poderão ainda ser descobertas, prevendo a possibilidade de o número aumentar.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, chegou na tarde deste domingo ao teatro das operações em Pedrógão Grande, dizendo aos jornalistas presentes que a prioridade actual não é perceber o que se passou mas sim ajudar as famílias, encontrar guarida para os desalojados e depois, com tempo, ajudar os sobreviventes a recomporem as suas vidas.

Tragédia em Pedrógão Grande. Pelo menos 62 mortos em incêndio
As imagens da tragédia

Este é um trabalho que o Governo fará em colaboração com os autarcas locais, diz o primeiro-ministro. "É isso que venho aqui fazer, para começar a dar a resposta às populações em termos de alojamento de emergência, em termos de assegurar rendimento, restabelecimento das produções e infraestruturas".

“Certamente chegará o momento de apurar o que aconteceu – algo que nunca tinha acontecido e de uma dimensão absolutamente trágica”, disse Costa, sublinhando que já se esperava que o dia de sábado fosse complicado a nível de incêndios. “Houve mais de 150 incêndios, que foram combatidos, este teve uma dimensão de tragédia humana de que não temos memória. Algo se passou, temos de esperar que técnicos apurem.”

O primeiro-ministro deixa no ar a preocupação de que o número de vítimas, que pelas 13h00 foi revisto para 62 mortos e 54 feridos, pode ainda aumentar mais. “Temos agora de proceder à identificação das vítimas, não só as encontradas, como as que porventura ainda iremos encontrar, porque há locais a que ainda não tivemos acesso e onde podemos vir a encontrar mais vítimas.”

Depois, diz Costa, há que prevenir, uma vez que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera indica que esta tarde poderá haver condições idênticas às que no sábado potenciaram o incêndio, incluindo a ocorrência de trovoada seca.

Por fim, António Costa referiu-se à onda de solidariedade que tem recebido de vários líderes internacionais e disse que já falou pessoalmente com todos os líderes partidários em Portugal. "Quero sublinhar o grande sentido de unidade nacional com que o país está a enfrentar esta tragédia, de que não temos felizmente memória e para a qual temos de estar à altura de saber responder", disse.

Papa solidário com “querido povo português” por causa de Pedrógão Grande
Papa solidário com “querido povo português” por causa de Pedrógão Grande
Pedrógão Grande. Famílias inteiras morreram no interior de automóveis
Pedrógão Grande. Famílias inteiras morreram no interior de automóveis
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • luis santos
    18 jun, 2017 coimbra 19:42
    a culpa desta tragédia, é da floresta por causa dos eucaliptos......agora, é só especialistas, entendidos e catedráticos nas tvs a terem as solucoes para os incendios mas todos os anos a mesma tragedia. os politicos esses, vao a correr, com um ar muito sentido mas com medo de perder votos.... 1 terço do bpn e do bes punha um bombeiro e um camião em cada floresta........
  • Feito
    18 jun, 2017 Forte 19:07
    Aqui está a equipa maravilha que vai ajudar no combate aos incêndios! Estão equipados à maneira! Nem se esqueceram dos óculos para proteção O.R. (olheiras da ressaca). Vendo melhor, agora estou na dúvida... esta fotografia é deste ano ou foi do ano passado?
  • Lopes
    18 jun, 2017 Lage 17:28
    A corja toda junta, que bela fotografia!
  • Alberto
    18 jun, 2017 FUNCHAL 15:47
    Prioridade de hoje-SIM. Mas...prepare-se Sr. PM para, na próxima semana, receber o Sr. Jaime Soares a reclamar mais regalias para os 30.000 (onde estão?) bombeiros , incluindo os que estão de folga durante tragédias!
  • Manuela Silva
    18 jun, 2017 Ferreira do Zêzere 15:10
    A Com.Social ecolheu uma foto como se costa estivesse a limpar uma lágrima.Aqui se vê a CS que temos e tendenciosas e sectária.Ouvimo-lo a falar sobre o caso e a frieza foi notória. Por isso medias não nos enganem e por isso é que o que devia ser feito não foi, as cativações roubaram dinheiro para as coisas mais necessárias e o resultado estão à vista.Territorio,saúde,educação,justiça,etc.Seja a CS pelo menos isenta e levante os problemas que afligem a vida deste povo e não é o aumento de meia duzia de euros no salario da FP que resolve os problemas destes e o País continua adiado.Sejam honestos jornalistas e políticos.

Destaques V+