Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O mundo aprendeu a dizer Pedrógão Grande, pelas piores razões

18 jun, 2017 - 11:58

Sucedem-se os votos de solidariedade, desde o Papa ao Rei de Espanha, passando por vários líderes internacionais.

A+ / A-

Em directo: Toda a informação sobre Pedrógão Grande e outros incêndios


Dia 18 de Junho ficará para a história como o dia em que o mundo aprendeu a dizer Pedrógão Grande, mas pelas mais tristes razões.

À medida que se foi agravando o cenário, com registo de 58 mortos e 54 feridos perto do meio-dia deste domingo, foram chegando a Portugal, directamente ou através das redes sociais, manifestações de pesar e de solidariedade, bem como ofertas de ajuda material e no combate aos incêndios.

O Papa Francisco falou do assunto no final do ângelus, esta manhã em Roma, e já houve ofertas de ajuda da Alemanha. Já há dois aviões espanhóis no terreno e França diz que estão três aviões a caminho.

Para além de ter publicado um tweet em que dá conta da sua solidariedade, o rei Filipe VI de Espanha enviou também hoje um telegrama ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e durante o dia irá telefonar-lhe, referiu fonte da presidência portuguesa.

Os Presidentes de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e da Grécia, Prokópios Pavlópoulos, também telefonaram hoje ao chefe de Estado português demonstrando solidariedade com Portugal, indicou ainda a mesma fonte.

O primeiro ministro espanhol, Mariano Rajoy também manifestou a sua solidariedade.

Há ainda registo de tweets da Eslovénia e do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que também enviou uma missiva directamente a Marcelo Rebelo de Sousa.


O comissário europeu para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides, já anunciou hoje que a União Europeia está pronta ajudar Portugal, tendo já sido enviados aviões de combate a incêndios pelo Mecanismo de Protecção Civil europeu.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que é muito activo nas redes sociais, manifestou hoje a sua tristeza pela “trágica perda de vidas” no incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, Leiria, e endereçou “profundas condolências ao povo português”.

“Triste por saber da trágica perda de vidas num incêndio em Portugal. Profundas condolências ao povo português nesta tragédia”, escreveu Narendra Modi na sua conta na rede social Twitter, sobre o incêndio que provocou pelo menos 57 mortos e 59 feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Elvis
    18 jun, 2017 Além 15:27
    Lamentável título de notícia. A RR está cada vez mais parecida com o "correia da manhã"...

Destaques V+