Tempo
|
A+ / A-

PGR centraliza investigação ao caso “Baleia Azul"

05 mai, 2017 - 21:58

Ministério Público vai actuar em conjunto com a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3) da Polícia Judiciária, contra um fenómeno que já fez várias vítimas em Portugal.

A+ / A-

A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu atribuir ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) a direcção da investigação e exercício de acção penal de todos os inquéritos relacionados com o jogo da "Baleia Azul".

Numa nota enviada à noite à Renascença, a PGR adianta que esta decisão surgiu "na sequência da análise e recolha de elementos relativos ao designado jogo da 'Baleia Azul' e face à gravidade das respectivas consequências, da sua repercussão social e da especial sensibilidade e complexidade de que se reveste a investigação".

A PGR adianta que nestas investigações, o Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3) da Polícia Judiciária, "num trabalho de estreita colaboração acordado entre as duas entidades".

Foi também decidido "solicitar aos procuradores da República com competência na jurisdição de família e menores a sinalização de todas as situações de crianças e jovens vítimas deste fenómeno, tendo em vista a promoção das medidas de protecção consideradas necessárias" e, enquanto interlocutores das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, um especial acompanhamento das situações ali sinalizadas.

A PGR decidiu ainda designar um membro do Gabinete da procuradora-geral, para acompanhamento, coordenação e articulação das intervenções do Ministério Público (MP) nas diversas jurisdições, com competência para a matéria em causa, e que o Gabinete do Cibercrime da Procuradoria-Geral prestará todo o apoio e assessoria que seja considerada adequada à intervenção integrada do MP e procederá ao estudo e aprofundamento do tema, promovendo a articulação com outras instituições, caso se venha a mostrar útil e necessária.

Na nota, o Ministério Público manifesta a sua total disponibilidade para a cooperação com outras instituições na prevenção e repressão deste fenómeno criminal.

O jogo "Baleia Azul", que terá começado numa rede social da Rússia, onde suicídios de mais de uma centena de jovens podem estar relacionados, foi também já ligado a casos de suicídio de jovens no Brasil.

Em Portugal, um adolescente de Sines foi recentemente transportado para o Hospital de Setúbal por cortes num braço, que fontes dos bombeiros e da GNR relacionam com o "Baleia Azul".

O jovem de 15 anos foi levado para o hospital de Setúbal depois de ter "desenhado" uma baleia num braço com um objeto cortante, uma das tarefas do jogo, disse à Lusa fonte dos bombeiros. O caso de Sines foi comunicado ao Tribunal de Família e de Menores e ao procurador de Família e de Menores de Santiago do Cacém.

Uma adolescente deu entrada terça-feira no Hospital de São João, Porto, com "sinais de automutilação" e a Polícia Judiciária está a investigar o caso suspeito de estar relacionado com o jogo "Baleia Azul".

Outra situação noticiada foi a de uma jovem de 18 anos que foi assistida pelos bombeiros de Albufeira, Algarve, na semana passada, num caso alegadamente relacionado com o jogo "Baleia Azul".

Entretanto, o Ministério Público tem em curso três inquéritos, nas comarcas de Setúbal, Portalegre e Faro, relacionados com o jogo na Internet "Baleia Azul", que estimula a automutilação e o suicídio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A Orca Azul
    06 mai, 2017 Atlantico Norte 09:27
    Os maiores promotor da baleia são os governos, através das escolas, com atividades viradas para: o ocultismo, a magia, os jogos eletrónicos e literatura alusiva, Herry Poter, festa do halloween e filosofias orientais, tais como Yoga, Judo, Reik entre outras, se tem duvida, no mínimo visitem demoradamente as bibliotecas escolares, se estou a exagerar façam um estudo destas crianças e tirem as conclusões. Um grande contributo para o abismo é dado pelo programa de educação para a saúde. Aprofundar em aula o combate às drogas, álcool e tabagismo, se causa repúdio numa criança psicologicamente saudável, torna propensa para o perigo o débil, e mais o debilita. Quando nestas aulas se promove o uso de anticoncetivo, a propensão da criança é fazer uso deles e já. Todo o drogado inicia, o consumo depois de uma iniciação sexual promiscua. Claro que são crianças ansiosas, com problemas familiares entre outros. Mas de onde vêm esses problemas? Quem o sabe prefere ocultá-lo, e os que o descobrem preferem ignorá-lo. O jogo da baleia Azul é o fruto mais direto da sociedade Ocidental, ainda que tenha nascido na Polinésia. Numa sociedade, que tem por Deus a Mãe Natureza, ou a Teoria da Evolução, quem o destrói o Planeta é o homem, para combater este flagelo há que matar o homem e dar a vez ao animal. Recordem a filosofia do PAN e outros. Para o Deus de Israel o Planeta é para servir o homem. Na nova doutrina, a da Mãe Natureza, homem=animal. O homem está numericamente a mais. Há que morrer.

Destaques V+