Tempo
|
A+ / A-

​Cortes nos colégios. Associação teme mais encerramentos

27 abr, 2017 - 12:21

No ano lectivo 2016/2017 passaram a ser financiadas menos 383 turmas do ensino privado, o que levou ao fecho de vários estabelecimentos de ensino.

A+ / A-

A Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) teme o encerramento de mais estabelecimentos de ensino no próximo ano lectivo, na sequência dos cortes nos colégios privados com contratos de associação.

O alerta é do director-executivo da AEEP. Em declarações ao programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, Rodrigo Queiroz e Melo revelou que os colégios estão à espera de um novo estudo da rede escolar.

"A nossa expectativa é que o estudo da rede deste ano seja bastante mais razoável do que o do ano passado e que seja possível salvar algumas situações em que o interesse público é inegável", diz. Tratam-se de "instituições com décadas de existência e de serviço à população que vão, pura e simplesmente, encerrar ou passar de mil alunos para 400 alunos”, reforça.

Em 2016/2017, abriram apenas 273 turmas de início de ciclo com contrato de associação, menos 57% do que as 656 turmas abertas em 2015/2016, o que representa um financiamento máximo de 21.976.500 euros (80.500 euros por turma). Muitas das que deixaram de ser financiadas continuaram, no entanto, em funcionamento.

"Essas turmas estão a ser financiadas por donativos, por esforço adicional dos nossos colaboradores, por algumas reservas do estabelecimento de ensino", explica Queiroz e Melo.

O director-executivo da AEEP diz que a decisão afecta sobretudo as pessoas com menos recursos. "Numa reunião em que estive, [o autarca] dizia que o que lhe dá maior dor é ver um colégio que recebia ricos e pobres na zona da sua autarquia onde todos estavam juntos. Servia, de facto, como elevador social, como criação de bem estar dentro da população e, neste momento, está reduzido a metade. Só os ricos podem lá estar", refere.

A associação continua à espera das decisões judiciais, uma vez que várias escolas contestaram judicialmente a decisão do Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel
    30 mai, 2017 porto 11:20
    tem de haver concorrencia senao nao havera evolucao
  • cristina badalhoca
    27 abr, 2017 palmela 13:56
    ali ao lado ha muitas escolas do estado!
  • cristina balalhoca
    27 abr, 2017 palmela 13:49
    vao ali pro colegio do lado!
  • Cidadão
    27 abr, 2017 Lisboa 12:47
    É a ideia de "Sector Privado" que alguns têm por cá: "privado" mas generosamente sustentado por subsidios do Estado, que somos todos nós. Quer dizer, pagamos impostos para haver Escolas Públicas, e depois, "repagamos" impostos para o Estado favorecer 3% de colégios ditos "privados" - qual foi o critério para deixar de fora os outros 97% dos colégios privados? Amiguismo? Cartão do Partido? Pertencerem a elementos do governo ou que já lá estiveram? Onde há Escolas Públicas, não há subsídios para colégios. Ponto Final. Quem quiser ter os rebentos a estudar num colégio privado, puxe pelo guito. Não tem? Então tem a Escola Pública que formou muito boa gente neste País e já foi paga pelos impostos de todos nós.

Destaques V+