Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Soldado português que enganou os alemães é homenageado em Murça

08 abr, 2017 - 14:13 • Olímpia Mairos

Autarquia de Murça lança este sábado a iniciativa “100 anos de La Lys - 100 anos do soldado Milhões” que, até 2018, promove colóquios, exposições, e pretende envolver as escolas e recuperar a casa do herói português da I Guerra Mundial, o soldado Milhões.

A+ / A-

“100 anos de La Lys - 100 anos do soldado Milhões” é o mote da iniciativa lançada pela autarquia de Murça, para assinalar os 100 anos da participação portuguesa na I Guerra Mundial.

A iniciativa vai prolongar-se até 9 de Abril de 2018 e contempla exposições, colóquios, para além da recuperação da casa do herói português da I Guerra Mundial.

O imóvel é propriedade da Câmara de Murça que quer ali criar um “espaço de memória”. O “ideal” seria ter o projecto concluído até 09 de abril de 2018, e integrado no roteiro turístico do concelho”, afirma o presidente da autarquia, José Maria Costa.

Para a recuperação da habitação são precisos “cerca de 200 mil euros” e a autarquia está a “estudar linhas de financiamento onde possa enquadrar o projecto”.

Este sábado é inaugurada a exposição “Uma guerra e muitos homens, um concelho e o Milhões”, que reúne material ligado à guerra, como armas, fardas e também as medalhas do soldado que foram doadas ao Museu Militar do Porto.

Tem ainda lugar um concerto evocativo da Grande Guerra e será apresentado o livro “O Concelho de Murça na Grande Guerra” da autoria do tenente-coronel Dinis Costa.

As actividades, algumas em colaboração com o Exército, o Regimento de Infantaria 13 (RI13) e a Casa Militar da Presidência da República, prolongam-se até 9 de abril de 2018, data em que se assinala os 100 anos da Batalha de La Lys, em França. Este ano assinala-se o centenário da chegada à Flandres dos primeiros soldados portugueses que participaram na I Guerra Mundial.

A iniciativa vai também envolver as escolas do concelho. O objectivo é integrar o tema no plano de actividades dos estabelecimentos de ensino, onde serão realizados colóquios por parte de investigadores da I Guerra Mundial.

“Queremos ensinar quem foi o soldado Milhões, mas não queremos que as coisas fiquem só centradas nele, porque a guerra foi um evento colectivo e nela participaram outros soldados do concelho. Queremos outros testemunhos e que os nossos jovens percebam a envolvência do país e do seu concelho na I Guerra Mundial”, explica o presidente da Câmara de Murça.

De Milhais a Milhões

Entre os soldados portugueses que participaram na I Grande Guerra destaca-se Aníbal Augusto Milhais, natural Valongo, concelho de Murça.

O soldado raso ficou famoso por se ter batido sozinho contra os alemães, para ajudar à retirada das forças aliadas, depois de ter desobedecido a uma ordem de retirada.

Rezam as crónicas que, a 9 de Abril, uma força portuguesa se viu atacada pelos alemães. A força chegou a ser destroçada, a situação era “a pior possível”. Muitos portugueses foram mortos e os sobreviventes obrigados a retirar.

O soldado Milhais terá permanecido sozinho. Correu entre os vários abrigos, disparando de diferentes posições e criando a ilusão, nas tropas alemãs, de que a posição estava a ser guardada por vários militares.

À quarta ofensiva, os soldados alemães decidiram contornar aquele ponto e deixaram o português para trás das linhas inimigas, onde sobreviveu durante uns dias, com umas amêndoas doces no bolso, até encontrar um oficial escocês que o ajudou a encontrar o batalhão português. Foi esse mesmo oficial que relatou depois o acto heroico do soldado.

E foi assim, em plena I Guerra Mundial que o soldado português alcançou a fama, na Batalha de La Lys, em Abril de 1918.

A bravura do franzino e pequeno Aníbal, com pouco mais de um metro e meio de altura, valeu-lhe a Torre e Espada – a mais alta condecoração militar portuguesa – entre outras distinções.

O epíteto “Milhões” nasceu com um elogio do seu comandante, Ferreira do Amaral: “Tu és Milhais, mas vales milhões”.

O militar morreu aos 75 anos, em Valongo, a aldeia que adoptou o nome de Milhais em sua homenagem.

Soldado Milhões. A história de um irredutível português
Soldado Milhões. A história de um irredutível português
Murça quer perpetuar a história do soldado Milhões
Murça quer perpetuar a história do soldado Milhões
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alexandre de Castro
    11 abr, 2017 Lisboa 00:44
    Como jornalista de A Capital, fui eu que fiz a última entrevista ao último soldado português vivo, da 1ª Guerra Mundial, Tenho de procurar no arquivo o respectivo recorte do jornal, que penso digitalizar, e publicar no próximo 9 de Abril. Fui a sua casa, em Campo de Ourique, para fazer essa entrevistar.
  • Alexandre de Castro
    10 abr, 2017 Lisboa 14:13
    Ai, soldado Milhões! Acorda e vem cá outra vez...
  • diogo
    09 abr, 2017 Oeiras 19:27
    Este caso poderá ser não só do conhecimento dos portugueses, ou do município de Murça. Será que o ministro Wolfgang Schäuble o sabe, também por isso tanta raiva ao povo português. Bastou um simples português para enganar tanto alemão, e por cima um português do Alentejo é obra, e devia ser comuna por cima. Pois os da direita com um certo sr. nos prestam vassalagem
  • Vasco
    09 abr, 2017 Viseu 12:28
    Afinal os povos do Sul não têm e pelos vistos nunca tiveram apenas jeito para copos e Mulheres, para além disso também é bem melhor ter jeito para Senhoras do que para...
  • lopes
    08 abr, 2017 lisboa 14:42
    os amemães chamavam os portugueses no meio da noite. ooo... manel ooo... joão la ia o otario e toma um tiro nos cornos

Destaques V+