Tempo
|
A+ / A-

Marcelo quer “posição comum” sobre terrorismo e que Europa mantenha valores

07 abr, 2017 - 16:50

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, afirmou que tudo aponta para que o atropelamento de muitas pessoas hoje numa rua pedonal de Estocolmo seja “um ataque terrorista”.

A+ / A-
Suécia. Camião atropela várias pessoas em Estocolmo
Suécia. Camião atropela várias pessoas em Estocolmo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta sexta-feira uma posição comum da União Europeia sobre o terrorismo, questionado sobre o atropelamento de várias pessoas em Estocolmo.

“Infelizmente têm-se multiplicado actos de terrorismo. Sem querer entrar em pormenores concretos, esse é um desafio da Europa: responder ao terrorismo prevenindo-o e respondendo em conformidade”, afirmou, questionado pelos jornalistas à margem da visita de uma exposição sobre saúde, em Lisboa, pouco depois de ser conhecida a notícia sobre Estocolmo.

Pelo menos duas pessoas morreram quando um camião avançou sobre várias pessoas e foi embater na montra de uma loja numa rua pedonal da capital sueca.

“A Europa infelizmente tem vivido como um fenómeno quase quotidiano este tipo de acontecimentos. Por isso é que é importante uma posição comum perante o terrorismo, se for esse o caso, sem nunca perder os valores fundamentais da Europa, que é uma europa democrática, de respeito pelos direitos humanos”, apelou o chefe de Estado português.

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, afirmou que tudo aponta para que o atropelamento de muitas pessoas hoje numa rua pedonal de Estocolmo seja “um ataque terrorista” e adiantou que uma pessoa foi detida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    07 abr, 2017 Sintra 22:28
    De um grande Presidente, só se pode esperar a defesa das grandes causas. Os valores é o que melhor define a Europa. Quando a Europa deixar de defender os seus valores, perde o seu encanto e a sua essência! Obrigado Presidente, por estar sempre na primeira linha de defesa dos mais fracos.
  • Pindorica
    07 abr, 2017 Lisboa 17:44
    Mas este tipo não perde uma para bufar.Incrivel

Destaques V+