Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casos de sarampo deixam DGS muito preocupada

06 abr, 2017 - 23:51

Os cinco casos estão a ser investigados para perceber como é que as crianças, que não estavam vacinadas, adquiriram a doença, diz Francisco George.

A+ / A-

O director-geral da Saúde, Francisco George, diz que existe "uma grande preocupação" com os cinco casos de sarampo registados em Portugal, porque a doença estava eliminada do país "devido a um programa eficaz" de vacinação.

"Estamos realmente preocupados, porque o sarampo estava eliminado e tínhamos sido, até aqui, um país livre da doença, devido ao programa de vacinação, sobretudo das crianças, com uma vacina que deve ser administrada aos 12 meses de idade", disse à agência Lusa Francisco George, em Albufeira, no Algarve, onde participa num encontro promovido pelo Rotary local.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) revelou esta quinta-feira que Portugal regista desde o início do ano cinco casos de sarampo, um no norte e quatro no Algarve, estes últimos detectados no mês de Março.

De acordo com o director-geral de Saúde, os casos estão a ser investigados, porque é preciso perceber como é que as crianças, que não estavam vacinadas, adquiriram a doença.

Francisco George referiu que Portugal estava avisado para o surgimento de eventuais casos de sarampo, "depois de a Organização Mundial da Saúde ter comunicado que havia esse risco, quando identificou bolsas importantes da população que não vacinavam os seus filhos".

"Apesar da pouca expressão de crianças não vacinadas em Portugal, estávamos avisados e numa posição muito atenta, com o reforço da vigilância", sublinhou.

Segundo o director-geral da Saúde, a vacina é para ser administrada aos doze meses de idade, com um reforço aos cinco anos, sendo muito eficaz na protecção do sarampo.

"O nosso apelo é para que todas as crianças destas idades tenham a vacina em dia e que os pais e mães não deixem de vacinar as crianças, porque não podem dispor do destino da saúde dos seus filhos, as crianças não podem ter a sua saúde exposta a riscos, porque não têm poder de decisão", destacou.

Francisco George alertou ainda para o perigo que o sarampo representa, "sendo uma infeções virais mais contagiosas, cuja transmissão é feita à distância, por via aérea através de gotículas ou aerossóis".

"Uma criança que tenha sarampo, antes mesmo de surgir a expressão cutânea, uma vermelhidão [as manchas vermelhas] que designamos por exantema, são manchas que acompanham um quadro respiratório catarral, o muco nasal, expectoração e outros sintomas como os olhos pegados", indicou.

"A vacinação do sarampo começou há cerca de 35 anos e, portanto, são poucos os médicos que conhecem o sarampo. É, por isso, que estamos preocupados. Estamos a falar de uma doença que tinha um diagnóstico fácil quando era frequente", concluiu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+