Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Explosão fora do normal". Buscas em Lamego contam com 75 operacionais

05 abr, 2017 - 10:39 • Filipe d'Avillez

Explosão numa fábrica de pirotecnia fez cinco mortos e três desaparecidos. As famílias estão a receber apoio psicológico permanente.

A+ / A-

A explosão que destruiu por completo uma fábrica de pirotecnia em Avões, Lamego, deixando cinco mortos confirmados e três desaparecidos, foi de "uma dimensão fora do normal, que não se explica por palavras". No terreno decorrem buscas com 75 operacionais.

A descrição é do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que esteve no local e fez aos jornalistas um balanço da situação.

Neste momento, há cinco mortos confirmados, cujos corpos ainda não foram identificados, e três desaparecidos. Fontes no local disseram à Renascença são praticamente nulas as esperanças de encontrar sobreviventes, embora o secretário de Estado, questionado sobre o assunto, tenha respondido: "Não me atrevo a dizer que não há esperanças de encontrar as três pessoas com vida".

Jorge Gomes adiantou que se encontram no terreno 75 operacionais, que estão a fazer buscas num perímetro de 600 metros. O tamanho do perímetro é uma clara indicação da força das múltiplas explosões, que foram ouvidas a vários quilómetros de distância.

A prioridade agora, diz o secretário de Estado, passa por encontrar os desaparecidos. "Acreditem que todo o trabalho que estamos a fazer neste momento, e a rapidez com que o estamos a fazer, é pelo respeito que as famílias nos merecem, para poderem fazer o seu luto", explicou.

Os familiares, que continuam presentes no local, estão com apoio psicológico permanente.

Elementos do Laboratório de Polícia Científica e do Instituto de Medicina Legal já estão no local para confirmar identidade das vítimas.

Neste momento, o local está seguro, uma vez que as autoridades procederam durante a noite de ontem à desactivação de todos os explosivos que permaneciam no local e já tinha sido dado ordem para os operacionais avançarem no terreno.

O incidente, que se deu por volta das 18h00 de terça-feira, já motivou votos de condolências do primeiro-ministro e do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa mudou os seus planos para esta quarta-feira e deve chegar ao local perto da hora do almoço.


Seis mortos e dois desaparecidos. Continuam as buscas em Avões
Seis mortos e dois desaparecidos. Continuam as buscas em Avões
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+