Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vítimas do homicida de Barcelos terão recusado testemunhar a seu favor em tribunal

24 mar, 2017 - 14:17 • Isabel Pacheco com Lusa , em Barcelos

Morreram no ataque um casal e duas mulheres. Tinham 80, 84, 60 e 37 anos. Esta última, uma mulher grávida, já se encontrava no sétimo mês de gestação.

A+ / A-
Quatro pessoas, uma delas grávida, mortas à facada em Barcelos
Quatro pessoas, uma delas grávida, mortas à facada em Barcelos

O suspeito pelos quatro homicídios cometidos com arma branca na freguesia de São Veríssimo, em Barcelos, já confessou o crime, disse esta sexta-feira o comandante do destacamento da GNR de Barcelos. Terá sido uma retaliação que motivou o autor confesso do crime. O homem, com cerca de 60 anos, foi detido e está sob custódia da polícia.

Segundo o testemunho do presidente da Junta de Freguesia de São Veríssimo, João Abreu, o homem queria que as vítimas fossem suas testemunhas. Perante a sua recusa, terá decidido retaliar.

“Elas disseram que não iam testemunhar a favor dele. Acabou nesta tragédia”, lamentou o autarca, que descreve o homicida como uma pessoa instável e “de trato social pouco agradável”.

Questionado sobre se estaria a ser acompanhado por um médico, o responsável disse não poder confirmar.

"Já foi identificado o autor confesso dos crimes", disse no local o comandante Adelino Silva, acrescentando que "os homicídios foram [feitos] com arma branca através de ataque à zona do pescoço das vítimas".

As vítimas mortais foram esfaqueadas e uma delas foi encontrada na via pública, enquanto as outras estavam em duas casas. Tinham 80, 84, 60, e 37 anos. Esta última, uma mulher grávida, já se encontrava no sétimo mês de gestação, referiu fonte familiar.

O comandante da GNR explicou que as vítimas são um casal e duas mulheres. Segundo o comandante, o primeiro alerta apontava para três mortes por esfaqueamento, mas entretanto foi encontrada uma quarta vítima.

Cerca de meia centena de pessoas concentrou-se nas imediações da Travessa de São Sebastião, freguesia São Veríssimo, junto ao perímetro de segurança criado pela GNR.

Fotos: Hugo Delgado/Lusa
Fotos: Hugo Delgado/Lusa

Segundo um familiar de uma das vítimas, que relatou que o agressor lhe pediu para chamar a GNR, o suspeito teve já um processo em tribunal por agressões à sogra.

A investigação ficará agora a cargo da Polícia Judiciária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Silvia Pedro
    25 mar, 2017 Lisboa 11:10
    Foram 5 vítimas neste crime horrendo 😢
  • vc
    24 mar, 2017 vc 18:35
    Faço minhas as palavras de Albertina Marques. Constata e demonstra o que todos vemos acontecer.
  • otário cá da quinta
    24 mar, 2017 coimbra 18:31
    A justiça foi criada para evitar, dentro do possível, que se faça justiça avulsa, porque então o que seria deste mundo! Ninguém tem o direito de tirar a vida a outrem, todos nascemos condenados à morte ainda dentro da barriga de nossa mãe. Mas pensem bem, olhem que todos os dias se mata tanta gente inocente e não se vê que esses grandes assassinos sejam presos ou condenados à morte. Leio aqui comentários que me põem os cabelos em pé! Geralmente, as pessoas colocam-se sempre do lado " DAS VITIMAS " as que morrem, ou vão parar ao hospital e ninguém pensa que a verdadeira VITIMA seja aquela que cometeu o crime, porque se ser criminoso, não é só aquele que mata, mas muito mais CRIMINOSO é AQUELE que arrasta outro a cometer um crime. Imaginem aqui os meus caros colegas comentadores: Se um vosso vizinho lhe andar a fazer a vida negra uma vida inteira, mudar marcos, etc., provocando-o, enfim, levando ao desespero, qual poderá ser o resultado ? Olhem só para este exemplo: Tem-se visto nas escolas 3, 4, 5 MATULÕES e MATULONAS a dar trancada num garoto ou garota indefesa, mais fraca e por vezes não é só uma vez, É DIARIAMENTE e todos dizemos que os agressores devem ser todos presos, condenados à morte, etc. !. Agora imaginamos que a vitima, num mau dia, pega numa faca e a leva consigo e no momento já esperado para levar trancada, começa a dar facadas a torto e a direito e mata os agressores ! Claro, vocês lá veem dizer que a vitima deveria ser ali morta ! Mais não digo.
  • Albertina Marques
    24 mar, 2017 Almada 17:58
    Uma boa parte da responsabilidade por estas mortes pertence a sistema judicial. Confere todos os direitos aos criminosos e não protege as vítimas. So actua depois do crime cometido reiteradamente. Aplica penas ridículas que não dissuadem da prática do (s) crime (s) e das quais apenas é cumprida menos de metade. A justiça tal como a política não passam de verdadeiras farsas para enganar os cidadãos.
  • Isabel A. Ferreira
    24 mar, 2017 Porto 17:54
    Foram cinco, os mortos. O bebé não conta? Quanta maldade!
  • vargas
    24 mar, 2017 lisboa 17:29
    Seguem-se 15 ou 16 anos de bom comportamento sustentado por todos nós contribuintes pagantes e volta cá para fora, como aconteceu há dias com o idiota que matou os pais há facada.
  • A.A.S.B
    24 mar, 2017 Portugal 17:13
    Vivendo nós numa sociedade livre devia ser criada uma lei especial e especifica para que assassinos confessos destes pudessem ser eliminados da sociedade em 24h porque nenhum contribuinte deveria contribuir com um único cêntimo para bandidos destes.Que se faça um referendo veja-se o resultado.
  • Jorge
    24 mar, 2017 Sintra/Queluz 17:08
    As pessoas estão nervosas! Quem não está, face a um a um ato tão bárbaro e primário? É compreensível a sua revolta.... Faça-se justiça ! No entanto, se formos lá tipo olho, por olho, o mais certo é como alguém já disse, acabarmos todos cegos.
  • joa
    24 mar, 2017 Lisboa 17:06
    é fazer-lhe o mesmo! A esse cobarde bandalho! A quem devem fazer mal ou justiça não fazem!
  • joa
    24 mar, 2017 Lisboa 17:06
    é fazer-lhe o mesmo! A esse cobarde bandalho! A quem devem fazer mal ou justiça não fazem!

Destaques V+